Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Prefeitura de Cabo Frio lança operação de prevenção à violência contra a mulher no Carnaval

Prefeitura de Cabo Frio lança operação de prevenção à violência contra a mulher no Carnaval

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Ações incluem patrulhamento reforçado, tenda informativa na Praia do Forte e panfletagem nos blocos
IMG-20250228-WA0112

A Prefeitura de Cabo Frio inicia, a partir desta sexta-feira (28), uma série de ações voltadas para a prevenção da violência contra a mulher durante o Carnaval. A iniciativa envolve a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal, a Secretaria Adjunta de Políticas Públicas para as Mulheres, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar. O objetivo é garantir um ambiente seguro para as mulheres que estarão curtindo a folia.

Na Praia do Forte, na Praça da Cidadania, uma tenda da Secretaria da Mulher estará montada para orientar o público sobre o Protocolo “Não é Não”, além de oferecer informações sobre assédio e violência doméstica.

A equipe técnica da secretaria e agentes da Patrulha Maria da Penha, tanto municipal quanto estadual, estarão no local distribuindo materiais educativos e esclarecendo dúvidas. Haverá também uma tenda em Tamoios. As tendas funcionarão todos os dias, das 16h às 00h.

A panfletagem também será realizada nos principais blocos da cidade, em parceria com a Deam. A ação busca conscientizar tanto as mulheres sobre seus direitos e os canais de denúncia quanto os homens sobre a responsabilidade de respeitar o espaço e a segurança das foliãs.

Além das ações preventivas, a Patrulha Maria da Penha terá reforço no efetivo para atuar de forma ostensiva em casos de emergência. As equipes mapearam mulheres com medidas protetivas e irão intensificar rondas nas áreas de maior risco. No segundo distrito, a operação contará com o apoio do Grupamento de Tamoios para agilizar o atendimento a chamados emergenciais.

“Estamos empenhados e unindo forças para reforçar o trabalho de proteção às mulheres. O nosso trabalho ostensivo continuará em pleno funcionamento para manter a integridade das mulheres. Convidamos a população a participar ativamente da construção de um Carnaval mais seguro e respeitoso para todos”, destacou Regiane, coordenadora da Patrulha Maria da Penha.

“Nessa época, a violência contra a mulher tende a se intensificar. Nosso compromisso é com a proteção e o direito da mulher de se divertir. Estaremos trabalhando todos os dias para que todas as mulheres possam aproveitar a festa em segurança”, disse a secretária da Mulher, Bárbara Caetano.

As mulheres que precisarem de apoio podem acionar os seguintes canais de denúncia:

  • Disque Denúncia: 180
  • Guarda Civil Municipal: 153 / (22) 2630-0777 (Tamoios)
  • Polícia Militar: 190
  • Ceam Cabo Frio: (22) 9.9808-2557
  • Ceam Tamoios: (22) 99605-8708

Todos os canais funcionam 24 horas.

A sede da Patrulha Maria da Penha está localizada na Praça Gentil Gomes de Farias, na Passagem – Praça da Melhor Idade.

Veja Também

Assistência Social apresenta balanço das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em 2025

12/12/2025

COMSERCAF inicia Operação Verão com reforço na coleta e limpeza em toda a cidade

12/12/2025

Prefeitura de Cabo Frio entrega crachás aos ambulantes na próxima quarta (17)

12/12/2025

Cabo Frio oficializa segundo selo internacional do Programa Bandeira Azul com hasteamento inédito na Praia do Foguete

11/12/2025

Cabo Frio fecha os 21 dias de ativismo com destaque às ações de proteção

11/12/2025

Cabo Frio participa de encontro para promoção de benefícios para pessoas com deficiência

11/12/2025