Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Simpósio discute fortalecimento da rede de proteção no enfrentamento à violência sexual infantil em Cabo Frio

Simpósio discute fortalecimento da rede de proteção no enfrentamento à violência sexual infantil em Cabo Frio

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Encontro promovido pelo PETI com apoio da Secretaria de Assistência Social reuniu autoridades, especialistas e servidores no Auditório da Secretaria de Educação
IMG-20250531-WA0018

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu neste sábado (31) o I Simpósio de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A atividade encerrou a agenda do Maio Laranja em Cabo Frio — campanha nacional dedicada à conscientização e ao enfrentamento da violência sexual infantojuvenil.

O evento foi realizado no Auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença de autoridades e profissionais de diversas áreas que compõem a rede de proteção à infância e adolescência no município.

A mesa de abertura reuniu o secretário de Assistência Social, Flávio Moreira; o secretário da Família e Juventude, Rogério Fernandes; representantes dos Conselhos Tutelares de Cabo Frio e Tamoios; profissionais do Centro de Atendimento Integrado (CAI) e do Núcleo de Atendimento à Criança e Adolescente (NACA); psicólogos; integrantes da Patrulha Maria da Penha e servidores do CREAS, além de representantes de outras instituições parceiras.

Durante o simpósio, foram debatidas estratégias de fortalecimento da atuação em rede, com foco na articulação intersetorial e na garantia dos direitos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

Palestrantes apresentaram experiências, legislações e metodologias de prevenção, especialmente voltadas ao ambiente escolar, reforçando o papel fundamental da educação na identificação precoce de sinais de abuso e exploração.

A coordenadora do PETI, Amanda Ferrari, responsável pela condução do simpósio, ressaltou a importância de ampliar o diálogo e integrar a sociedade ao enfrentamento dessa violação de direitos.

“Essa campanha do Maio Laranja contou com o empenho de equipes intersetoriais em um movimento coletivo de mobilização e alerta. Precisamos garantir que essa pauta seja permanente nas políticas públicas e nas discussões sociais”, afirmou Amanda.

O secretário Flávio Moreira destacou que o simpósio representa um avanço no processo de qualificação da rede de atendimento.

“É nossa responsabilidade fortalecer a prevenção e o cuidado. Estimulando o diálogo e o conhecimento técnico, podemos alcançar respostas mais eficazes e humanas para proteger nossas crianças e adolescentes”, concluiu.

Fotos

Fotos: Secretaria Municipal de Assistência Social

Veja Também

Assistência Social apresenta balanço das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em 2025

12/12/2025

COMSERCAF inicia Operação Verão com reforço na coleta e limpeza em toda a cidade

12/12/2025

Prefeitura de Cabo Frio entrega crachás aos ambulantes na próxima quarta (17)

12/12/2025

Cabo Frio oficializa segundo selo internacional do Programa Bandeira Azul com hasteamento inédito na Praia do Foguete

11/12/2025

Cabo Frio fecha os 21 dias de ativismo com destaque às ações de proteção

11/12/2025

Cabo Frio participa de encontro para promoção de benefícios para pessoas com deficiência

11/12/2025