Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Secretaria de Saúde de Cabo Frio promove treinamento sobre “Violência Obstétrica” para profissionais da área

Secretaria de Saúde de Cabo Frio promove treinamento sobre “Violência Obstétrica” para profissionais da área

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Curso de atualização, oferecido em parceria com a Fiocruz, foi ministrado nessa terça-feira (3), na Universidade Estácio de Sá
IMG-20250604-WA0044

Refletir sobre as diversas formas de agressões emocionais e físicas que mulheres gestantes e no puerpério estão sujeitas a sofrer foi o tema de um curso de capacitação promovido pela Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Saúde, nessa terça-feira (3), na Universidade Estácio de Sá/campus Cabo Frio. A capacitação foi promovida em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), uma das instituições de maior prestígio na área da ciência e tecnologia em saúde da América Latina.

O treinamento, intitulado “Violência Obstétrica”, reuniu cerca de 40 profissionais que atuam nos setores da Atenção Primária e da Média e Alta Complexidade da rede pública de saúde de Cabo Frio. Os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e debater o conteúdo apresentado, abrindo espaço para o reconhecimento de práticas que muitas vezes são naturalizadas no cotidiano, mas que ferem a dignidade e a autonomia das mulheres.

O tema foi apresentado pelas palestrantes Rita de Cássia Vasconcelos da Costa, enfermeira e Doutora em Psicologia Social, e Maria das Graças de Faria, assistente social, especialista em Direito e Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) e Doutora em Psicologia Social.

O encontro também marcou a primeira ação do cronograma proposto pelo recém-implementado Grupo Técnico (GT) Materno-Infantil da Secretaria de Saúde do município, que objetiva, principalmente, assegurar uma abordagem integral e contínua ao cuidado de gestantes, puérperas, recém-nascidos e crianças, apoiando a gestão municipal de saúde nas decisões relacionadas à saúde da mulher e da criança e contribuindo para o enfrentamento dos principais agravos no município de Cabo Frio.

Pautado em um diálogo multiprofissional e intersetorial, o grupo é formado por representantes das áreas de saúde, assistência social, educação e sociedade civil organizada, e vem trabalhando ações que garantam um fluxo eficaz de informação e atendimento ágil e integrado entre os serviços da Atenção Primária, Atenção Especializada e Urgência/Emergência.

“Este primeiro curso foi marcado por reflexões profundas sobre as diversas formas de violência que podem ocorrer no ciclo gravídico-puerperal, desde as mais sutis até as mais explícitas. Foi fundamental podermos discutir os impactos físicos, emocionais e sociais dessa violência, abrindo novas vertentes para que se possa olhar esse tema tão delicado com mais urgência e determinação”, afirmou uma das coordenadoras do GT Materno-Infantil da Secretaria de Saúde, Juliana Lobato.

Dentro do calendário de capacitações oferecido pelo GT Materno-infantil, o próximo treinamento será oferecido no dia 16 de julho, sob a temática “Elaboração do Guia Prático para Pré-Natal de Risco Habitual”.

A capacitação estará aberta para todos os profissionais de enfermagem que atuam na Atenção Primária de Cabo Frio.

Fotos: Mari Ricci/SECOM

Fotos

Fotos: Mari Ricci/SECOM

Veja Também

Assistência Social apresenta balanço das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em 2025

12/12/2025

COMSERCAF inicia Operação Verão com reforço na coleta e limpeza em toda a cidade

12/12/2025

Prefeitura de Cabo Frio entrega crachás aos ambulantes na próxima quarta (17)

12/12/2025

Cabo Frio oficializa segundo selo internacional do Programa Bandeira Azul com hasteamento inédito na Praia do Foguete

11/12/2025

Cabo Frio fecha os 21 dias de ativismo com destaque às ações de proteção

11/12/2025

Cabo Frio participa de encontro para promoção de benefícios para pessoas com deficiência

11/12/2025