Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Programa de Educação Ambiental de Cabo Frio entra na reta final após participação ativa da população em audiência pública

Programa de Educação Ambiental de Cabo Frio entra na reta final após participação ativa da população em audiência pública

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Documento segue disponível para consulta pública até domingo (28) no site da Prefeitura
IMG-20250626-WA0003

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, promoveu nesta quarta-feira (25) uma audiência pública no campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), para apresentar a proposta do Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea) e ouvir sugestões da população. O encontro marcou uma etapa importante na consolidação do documento, que segue em consulta pública até o próximo domingo (29), pelo link: https://cabofrio.rj.gov.br/sugestoes-promea.

Na ocasião, moradores, representantes de instituições e especialistas contribuíram com apontamentos que serão analisados e incorporados à versão final do programa. A prorrogação da consulta online permite que outras pessoas, inclusive aquelas que estiveram presentes, possam refletir e enviar novas sugestões.

“O Promea é resultado de um trabalho coletivo, construído por uma comissão interdisciplinar com representantes do poder público e da sociedade civil. Foi muito importante ouvir a população, que trouxe observações relevantes. Agora, com a consulta aberta até domingo, esperamos ampliar ainda mais essa participação”, destacou Luisa Rieth, coordenadora do projeto e bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima.

Além de orientar as políticas de educação ambiental no município, o Promea é um dos critérios de avaliação do Índice de Conservação Ambiental (ICA), que impacta diretamente na pontuação do ICMS Ecológico, repasse estadual de recursos vinculado às ações de conservação ambiental dos municípios.

“A aprovação do Promea vai representar não só um avanço no planejamento ambiental da cidade, mas também um maior retorno financeiro para o município, que poderá ser reinvestido em ações de educação ambiental”, acrescentou Luisa.

A expectativa da Prefeitura é concluir os ajustes com base nas contribuições recebidas e aprovar o programa nos próximos meses.

Fotos

Veja Também

Feira Quilombola encerra o ano com celebração de arte, cultura e gastronomia

13/12/2025

Graduação de jiu-jitsu celebra evolução dos alunos do projeto Cidadão do Futuro

13/12/2025

Cursos gratuitos qualificam mulheres de Tamoios

13/12/2025

Operação coíbe perturbação do sossego e resulta em prisão por porte ilegal de arma em Cabo Frio

13/12/2025

Cabo Frio realiza o IV Encontro da Gestão do Trabalho e Educação Permanente dos Trabalhadores do SUAS

13/12/2025

Assistência Social apresenta balanço das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em 2025

12/12/2025