
Nesta quarta-feira (29), o PAM de São Cristóvão realizará um atendimento especial para pessoas que apresentem manchas ou caroços no corpo, com o objetivo de diagnosticar, tratar e curar a hanseníase. A ação faz parte do “Janeiro Roxo”, campanha nacional de conscientização sobre a doença. O exame clínico será realizado a partir das 10h, na sala 22 do PAM.
O atendimento será conduzido por uma dermatologista e uma fisioterapeuta do setor de Infectologia da rede municipal de saúde.
“A prevenção é a melhor forma de combater a hanseníase. Qualquer pessoa com manchas ou caroços no corpo deve aproveitar essa oportunidade oferecida pelo PAM”, destacou Chris Távora, representante do Programa de Hanseníase e Tuberculose.
A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Ela afeta a pele, nervos periféricos, olhos e mucosa nasal. Os principais sintomas incluem manchas claras ou avermelhadas com alteração de sensibilidade, dormência e fraqueza muscular. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa a segunda posição mundial em número de casos, atrás apenas da Índia. O tratamento, gratuito, é oferecido permanentemente pelo SUS no PAM de São Cristóvão.
Para participar do exame clínico, o paciente deve comparecer à unidade com o cartão do SUS.