Uma operação realizada nesta quinta-feira (13) embargou loteamentos irregulares em Campos Novos e no Alto da Rasa, em Cabo Frio, resultando na paralisação de obras e na notificação de proprietários. A ação contou com a participação de equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, da Unidade de Policiamento Ambiental (Upam), da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), da Polícia Militar, da Secretaria de Obras e da Secretaria de Fundiária.
Em Campos Novos, a fiscalização flagrou uma máquina realizando movimentação de terra em uma área onde já havia demarcação de lotes, indicando um possível parcelamento irregular do solo. A retroescavadeira foi imediatamente paralisada, e o proprietário notificado a apresentar a documentação. Além disso, foi determinado o desfazimento da rua que já estava sendo construída.
Já no Alto da Rasa, na região de Maria Joaquina, a operação deu continuidade ao monitoramento de um loteamento irregular no topo das falésias, área que está embargada desde 2019. O local tem histórico de desmatamento, movimentação de terra e construções irregulares e, apesar de notificações anteriores, a ocupação continuava avançando. Durante a ação, foram aplicados oito embargos em novas construções, e a Secretaria de Obras notificou o responsável a apresentar as devidas licenças, além de determinar a paralisação imediata do loteamento.
“O trabalho da Secretaria de Meio Ambiente é garantir o ordenamento territorial e a preservação ambiental. Seguiremos firmes na fiscalização para coibir irregularidades e proteger nossas áreas naturais”, destacou o secretário Jailton Nogueira.
A população pode contribuir denunciando irregularidades ambientais pelo telefone (22) 3199-1313, pelo e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br ou presencialmente na Rua José Bonifácio, 28, 2º andar, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Fotos: Wislei Rabello/SECOM




















