Os manguezais de Cabo Frio têm cheiro de vida. São berçários da biodiversidade, filtros naturais da água e aliados contra as mudanças climáticas. Neste sábado, dia 26 de julho, a Prefeitura destaca a importância de proteger esses ecossistemas que fazem parte da identidade da cidade e da saúde ambiental da região.
O município abriga remanescentes importantes de mangue, como os do Parque Municipal Dormitório das Garças, no bairro Porto do Carro; os trechos ao longo do Canal do Itajuru; as áreas do entorno da Lagoa de Araruama; trechos em Maria Joaquina e Tamoios; além de fragmentos próximos à Ogiva e à Ilha do Japonês. Juntas, essas áreas cumprem funções essenciais: filtram a água, retêm sedimentos, protegem contra a erosão e sustentam a pesca artesanal.
No Dormitório das Garças, tombado como patrimônio cultural, há uma das maiores concentrações de aves da cidade, como garças-brancas e colhereiros, em cerca de 215 mil metros quadrados dominados pelo mangue negro. O local tem recebido diversas ações de retirada de plantas exoticas e plantio de mudas nativas para reflorestamento, incluindo áreas do Portinho, em torno do Mercado de Peixe, no Jacaré e na Ogiva.
Já em Tamoios, a presença do guaiamum (Cardisoma guanhumi), espécie ameaçada e com captura proibida, também tem o olhar do município para preservação devido ao alto valor ecológico. Nesse contexto, a criação da RESEX Guaiamum, uma Reserva Extrativista voltada à conservação e ao uso sustentável dos recursos naturais por comunidades tradicionais, integra o programa Cabo Frio Educada, projeto de educação ambiental reconhecido nacionalmente por envolver o poder público, a sociedade civil, instituições de ensino e a população em geral na construção de uma cidade mais consciente e sustentável.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, tem intensificado ações de proteção. As medidas envolvem fiscalizações conjuntas com a Guarda Marítima e Ambiental e a Unidade de Policiamento Ambiental (Upam), além do combate ao esgoto clandestino, em parceria com a Secretaria de Obras, com foco na recuperação dos corpos hídricos.
Para o secretário Jailton Nogueira, os manguezais representam muito mais do que paisagem: são áreas essenciais para a sustentabilidade do município.
“Os manguezais prestam serviços ambientais fundamentais. Eles protegem o solo da erosão, armazenam carbono, ajudam a purificar a água e ainda garantem o sustento de diversas famílias por meio da pesca. Nossa missão é cuidar dessas áreas com ações efetivas de fiscalização e também de educação ambiental, valorizando esse patrimônio natural de forma integrada com a população”, afirma o secretário.
Ainda de acordo com ele, a data é simbólica, mas o compromisso com a proteção dos manguezais é diário.
“Em Cabo Frio, esses ecossistemas seguem sendo prioridade, pela vida que brota entre suas raízes e pela responsabilidade coletiva que representa”, finalizou.