Menu
  • Home
  • Notícias
  • Instalação de cordas de sisal e ações de recuperação ambiental protegem a restinga na Praia do Forte

Instalação de cordas de sisal e ações de recuperação ambiental protegem a restinga na Praia do Forte

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Medida serve para orientar banhistas a utilizarem rampas e escadas para acessar a praia
IMG-20250327-WA0109

A Prefeitura de Cabo Frio segue promovendo melhorias na Orla da Praia do Forte para garantir a preservação ambiental da área. Recentemente, por meio da Equipe Verde da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, foram realizadas ações de reposição de mourões e, nesta quinta-feira (26), ocorre a instalação de cordas de sisal, além da complementação do plantio de vegetação nativa de restinga.

O objetivo do trabalho é orientar moradores e turistas a utilizarem rampas e escadas para acessar a praia, evitando o pisoteio na restinga e protegendo a vegetação local. Muitos trechos da vegetação nativa foram danificados devido ao acesso improvisado à praia ao longo dos anos, o que prejudicou a fixação da areia.

Para restaurar esse ecossistema essencial, o local recebe o replantio de mudas e sementes de espécies nativas, como Ipomoea pes-caprae (salsa-da-praia), Cereus fernambucensis (mandacaru-da-praia), Clusia fluminensis e Neoregelia cruenta (bromélia), fundamentais para estabilizar o solo arenoso e proteger a orla.

Além disso, um trecho da calçada na Orla da Praia do Forte foi recentemente reconstruído pela Secretaria da Cidade. Com autorização do Ministério Público Federal (MPF), a obra contou com a utilização de areia proveniente da dragagem, reforçando a contenção da vegetação nativa.

A Equipe Verde também está reinstalando mourões na Orla da Praia das Palmeiras.

Fotos

Veja Também

Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio monta esquema especial para o feriadão

16/04/2025

Prefeitura de Cabo Frio decreta ponto facultativo terça-feira (22)

16/04/2025

Cabo Frio participa da feira de turismo WTM Latin America

15/04/2025