Cinco guardas-civis de Cabo Frio participaram, entre sexta-feira (31) e domingo (2), do Curso de Operações de Resgate (Cora), realizado em Saquarema. O treinamento também contou com a presença de agentes da Guarda Civil de Araruama e teve como objetivo capacitar os profissionais para atuarem em ocorrências de alto risco, como salvamentos em matas, áreas de difícil acesso e locais confinados.
Por três dias, os participantes vivenciaram uma rotina intensa de aprendizado e desafios. As aulas combinaram teoria e prática, com instruções sobre técnicas de rapel, resgate de vítimas, primeiros socorros e atendimento em situações onde o tempo de resposta pode fazer toda a diferença.
Para a GCM Laillah, o curso vai além da técnica e representa preparo e responsabilidade com a vida.
“Para nós que atuamos na área de segurança pública, é de extrema importância realizar cursos táticos e avançados como este, que capacitam a prestar socorro eficaz em situações de alto risco e cenários de confronto, em que o APH (atendimento pré-hospitalar) convencional não é adequado”, destacou.
Representando Cabo Frio, participaram dois agentes do Grupamento de Operacional de Praia (GOP) e três do Grupamento de Trânsito. Além do intercâmbio de conhecimento entre corporações, a troca de experiências fortaleceu o entrosamento entre as equipes e reforçou o compromisso conjunto com a proteção da população.
A cerimônia de entrega das certificações contou com a presença do coordenador da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Mateus Henrique, que acompanhou de perto o encerramento do treinamento.
Segundo o inspetor-geral da Guarda Civil de Cabo Frio, Ângelo Amaral, a capacitação reforça um compromisso constante da corporação.
“Mais do que aprimorar técnicas, cursos como o Cora fortalecem o espírito de equipe, a coragem e a prontidão que fazem parte da rotina da Guarda Civil Municipal. A formação contínua é um dos pilares do nosso trabalho e garante que nossos agentes estejam sempre preparados para proteger e salvar vidas”, afirmou.