O Grupamento da Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal de Cabo Frio iniciou uma nova etapa no trabalho de proteção às unidades de ensino da cidade. Além das rondas preventivas, atendimentos emergenciais e ações educativas já realizadas, a equipe passou a adotar neste mês o balizamento preventivo — uma estratégia que visa ampliar a sensação de segurança no entorno escolar e coibir pequenos delitos.
A iniciativa surgiu a partir de relatos de ocorrências próximos a algumas escolas. A proposta é simples e eficaz: posicionar viaturas da Ronda Escolar em horários específicos nos locais sinalizados, especialmente nos períodos de maior movimentação, para inibir situações de risco e afastar a influência do tráfico sobre crianças e adolescentes.
A ideia é ampliar segurança e atuar de forma cada vez mais presente e estratégica nas áreas que mais precisam de atenção.
Além da atuação tática, a equipe da Ronda Escolar também mantém um calendário de palestras e rodas de conversa com estudantes e colaboradores de instituições parceiras, abordando temas fundamentais como cidadania, bullying, empatia e segurança no trânsito.
Nesta semana, por exemplo, os agentes estiveram na sede da Legião da Boa Vontade (LBV) para conversar com crianças e adolescentes sobre o combate ao bullying. Ainda na quarta-feira (28), a equipe participou de uma palestra na Concessionaria de Energia da cidade, reforçando a importância de atitudes responsáveis no trânsito, como atravessar na faixa, usar cinto de segurança e respeitar o sinal vermelho. E um dia antes, na terças-feira (27) eles estiveram na Escola Municipal Professora Elicéia da Silveira para falar sobre cidadania e respeito.
Com esse conjunto de ações, o Grupamento da Ronda Escolar visa a construção de um ambiente escolar mais seguro, acolhedor e consciente, aproximando a Guarda Civil da comunidade e fortalecendo os vínculos com a educação.