Menu
  • Home
  • Notícias
  • Canto do Forte, em Cabo Frio, passa por reorganização do setor pesqueiro

Canto do Forte, em Cabo Frio, passa por reorganização do setor pesqueiro

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Após reunião com órgãos municipais, pescadores atendem às orientações e contribuem para a melhoria do aspecto visual da área.
IMG-20250204-WA0029

A ação de ordenamento do setor pesqueiro no Canto do Forte, em Cabo Frio, iniciada na segunda-feira (3), já apresenta resultados positivos. A comunidade pesqueira implementou medidas para melhorar a organização da área, especialmente no que se refere ao armazenamento inadequado de equipamentos, que não devem ser deixados na praia ou no mar.

Na sexta-feira (31), durante uma reunião realizada no Charitas, foram discutidas e definidas as ações necessárias para a reorganização do local. Pescadores e donos de bancas de peixe, cientes das orientações, atenderam prontamente às solicitações dos órgãos envolvidos: a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Pesca, a Superintendência de Pesca e a Secretaria de Gestão Territorial e Economia Azul.

Como resultado, a maioria das geladeiras foi retirada do local, e os equipamentos que estavam sendo utilizados apenas como depósitos foram recolhidos. Além disso, as embarcações agora estão mais alinhadas, contribuindo para um Canto do Forte mais limpo e organizado.

O secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira, destacou a importância da parceria entre os órgãos públicos e a comunidade local.

“Esta iniciativa demonstra que o diálogo e a colaboração são fundamentais para o sucesso das ações de ordenamento”, afirmou.

O superintendente de Pesca, Humberto Santos, enfatizou a importância da conscientização da comunidade pesqueira.

“Mais do que uma questão estética, essa reorganização melhora a funcionalidade do espaço e reforça a necessidade de boas práticas no setor. A adesão dos pescadores mostra que, com diálogo e compromisso, é possível equilibrar a atividade pesqueira com a preservação ambiental”, destacou.

Fotos: Wislei Rabello/SECOM

Veja Também

Encerramento do XVIII Workshop Nacional do Programa Bandeira Azul tem trilha ecológica, mar e muita troca de experiências no Peró

10/05/2025

Fiscalização ambiental identifica irregularidades em indústria de pescado e flagra desmatamento em Cabo Frio

09/05/2025

Fonte do Itajuru passa por revitalização e recebe nova iluminação

09/05/2025