Pular para o conteúdo

Cabo Frio promove debate sobre Desafios da Adoção

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
O seminário destacou fortalecimento da adoção responsável e a necessidade de levar mais informações sobre o tema à sociedade
IMG-20250525-WA0013

Para marcar o Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio, a Secretaria de Assistência Social, por meio da Coordenadoria-Geral da Criança e do Adolescente (COGECRIA) de Cabo Frio, realizou na sexta-feira (23), um Seminário sobre “Desafios da Adoção”, no Auditório da Faculdade Estácio de Sá, no Braga.

O encontro contou com a participação do Secretário de Assistência Social, de Cabo Frio, Flávio Moreira, conselheiros tutelares, juristas, psicólogos e servidores, com o objetivo estimular o estudo, a compreensão e o aperfeiçoamento do processo de adoção e ou apadrinhamento em seus aspectos legais, sociais e psicológicos da adoção.

A data visa estimular a reflexão e a conscientização a respeito da adoção, como direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes, que vivem em casas de acolhimento e esperam pela chance de crescer em uma família.

“Somos porta voz das crianças e adolescentes que estão nas casas de acolhimento sem uma perspectiva, para que elas possam ter a chance de viver em família e ter um futuro melhor, e com certeza, trazer muita alegria para muitas famílias que estão à espera dos seus filhos”, destacou o coordenador geral da COGECRIA, de Cabo Frio, Ângelo Azevedo.

O processo de adoção é gratuito e deve ser iniciado na Vara de Infância e Juventude mais próxima. A idade mínima para se habilitar é de 18 anos, independente do estado civil, contanto que seja respeitada a diferença mínima de 16 anos de idade em relação a criança a ser escolhida.

Com troca de experiências, seminário contribuiu para ampliar o olhar sobre a adoção e seus muitos caminhos, destacou o secretário de Assistência Social, Flávio Moreira.

“Muitas famílias não sabem por onde começar. A Assistência Social conta com profissionais com o papel de orientar, desde a habilitação até a compreensão dos motivos que levam à adoção, com a importância de fiscalizar unidades de acolhimento e destinar políticas públicas para o trabalho com crianças e adolescentes,” concluiu.

Fotos

Veja Também

Assistência Social apresenta balanço das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em 2025

12/12/2025

COMSERCAF inicia Operação Verão com reforço na coleta e limpeza em toda a cidade

12/12/2025

Prefeitura de Cabo Frio entrega crachás aos ambulantes na próxima quarta (17)

12/12/2025

Cabo Frio oficializa segundo selo internacional do Programa Bandeira Azul com hasteamento inédito na Praia do Foguete

11/12/2025

Cabo Frio fecha os 21 dias de ativismo com destaque às ações de proteção

11/12/2025

Cabo Frio participa de encontro para promoção de benefícios para pessoas com deficiência

11/12/2025