Menu
  • Home
  • Notícias
  • Cabo Frio alcança avanços expressivos nos primeiros 100 dias da gestão do prefeito Dr. Serginho 

Cabo Frio alcança avanços expressivos nos primeiros 100 dias da gestão do prefeito Dr. Serginho 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Com gestão técnica e voltada para resultados, a Prefeitura entrega à população um governo ativo, com medidas concretas, retomadas de obras e desenvolvimento de políticas públicas efetivas.

Com foco em reconstrução, modernização e cuidado com a população, a gestão do prefeito Dr. Serginho em Cabo Frio completa seus primeiros 100 dias com importantes entregas e resultados em diversas áreas da administração pública. Com gestão técnica e voltada para resultados, o prefeito e a equipe de secretariado entregam à população um governo ativo, com medidas concretas, obras retomadas e políticas públicas efetivas.  

Essas conquistas dos primeiros 100 dias são fruto de um esforço coletivo que vai além das ações visíveis nas ruas. Nos bastidores, o empenho das equipes de gabinete, administração, governo e gestão tem sido essencial para garantir que cada decisão tomada seja pautada pela responsabilidade, planejamento e compromisso com a população. A Prefeitura de Cabo Frio segue firme no propósito de construir uma cidade mais eficiente, humana e preparada para o futuro.

Agricultura e Pesca 

Em 100 dias de gestão, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Cabo Frio desenvolveu diversas ações voltadas ao fortalecimento do meio rural, da pesca artesanal e da defesa dos animais. Foram realizados serviços de manutenção em mais de 80 km de estradas vicinais, com terraplanagem, roçada e desobstrução. Mais de 300 equídeos soltos foram apreendidos nas vias públicas, garantindo mais segurança à população. O Canil Municipal realizou cerca de 180 atendimentos clínicos especializados gratuitos e promoveu seis feiras de adoção, resultando em 84 animais adotados.  

A secretaria também atendeu 68 produtores rurais com mais de 160 horas de serviços de preparo do solo para diversos cultivos. A horta da Fazenda Campos Novos foi revitalizada, com produção voltada para doações a entidades sociais e fornecimento de mudas a agricultores. Foram firmadas parcerias com o SEBRAE-RJ, para implantação do programa Quintais Produtivos, e com o Governo do Estado, por meio do programa Castra Mais RJ, para castrações em massa. Além disso, foram realizadas mais de 35 visitas técnicas com foco em assistência aos produtores

Assistência Social 

Nos primeiros 100 dias de governo, a Secretaria de Assistência Social fortaleceu os atendimentos nos centros de referência, promovendo o acesso aos benefícios e serviços, especialmente das crianças, dos adolescentes, idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social. Diariamente, equipes da assistência social realizam o acolhimento de pessoas em situação de rua. A secretaria, através de parcerias, com universidades e cursos técnicos profissionalizantes, disponibiliza vagas gratuitas para jovens, homens e mulheres de todas as idades, para facilitar o acesso no mercado de trabalho.   

Uma ação de conscientização sobre a erradicação do trabalho infantil foi realizada por servidores com distribuição de panfletos informativos sobre a importância do combate à exploração infantil, na Praia do Forte. A abordagem foi feita por profissionais do PETI, que integram as ações do Plano de Contingência Verão 2025. A Secretaria vem realizando a atualização do Cadastro Único para o acesso da população aos programas do Governo Federal, como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Minha Casa, Minha Vida. Em uma semana, o Mutirão do Cadastro Único, em Tamoios, cadastrou mais de 600 pessoas. 

Cidade 

A Secretaria da Cidade coordenou a revitalização do Forte São Mateus, um dos principais cartões-postais de Cabo Frio. A intervenção contemplou a pintura do espaço, substituição das instalações elétricas e da iluminação, melhorias no acesso, instalação de novo guarda-corpo e lixeiras, além da manutenção do portão de entrada e do telhado, limpeza e poda da vegetação. 

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Forte São Mateus é um importante patrimônio histórico nacional. Construído no século XVII pelos portugueses, teve papel estratégico na defesa da costa brasileira contra invasões francesas e holandesas. A estrutura, feita de pedra e argamassa com cal e óleo de baleia, é um marco da história e da identidade cultural de Cabo Frio. 

Comsercaf 

A Companhia intensificou os serviços de coleta e otimizou a gestão das equipes e rotas para garantir uma cidade mais limpa, segura e ambientalmente consciente. Ao todo, foram coletadas 55.970,03 toneladas de resíduos, entre eles: 43.077,39 toneladas de lixo domiciliar; 1.903,80 toneladas de resíduos vegetais como galhos e inservíveis; 10.899,31 de toneladas de resíduos da construção civil e 89,53 toneladas de resíduos hospitalares. Esse total é equivalente a 5.597 caminhões caçamba cheios, considerando uma média de 10 toneladas por caminhão.  

Além dos resíduos tradicionais, foram recolhidos 53 mil pneus, dos quais 25 mil já foram encaminhados para a reciclagem. A ação reduz o impacto ambiental e evita a proliferação de mosquitos transmissores de doenças como a dengue.  

Outra ação de destaque foi a implantação do canal de ouvidoria via WhatsApp (22) 99841-4102, facilitando a comunicação direta entre os cidadãos e a Companhia. Foram registrados 190 atendimentos em janeiro, 228 em fevereiro e 353 em março.  

Durante o Carnaval, foram recolhidas 3.800 toneladas de resíduos orgânicos durante o período. A coleta foi realizada em um cronograma especial em três turnos: às 6h30, 18h30 e 00h30, para atender o aumento da demanda. Além da limpeza das praias e orlas e um total de 32 máquinas, entre tratores, caminhões e equipamentos de limpeza pesada. 

Também foram realizados mutirões de limpeza em pontos estratégicos da cidade como na Rua dos Biquínis, Forte São Mateus, praças públicas, Duna Preta, bairro Jacaré, Estrada Nelore, apoio ambiental à Secretaria de Meio Ambiente na supressão de árvores e em ações de ordenamento, limpeza e educação ambiental na praia do Pontal do Peró e preservação na APA Pau Brasil. 

Cultura 

Nos primeiros 100 dias de gestão, a Secretaria Municipal de Cultura realizou importantes ações de valorização cultural e fortalecimento da identidade cabo-friense. Logo no início, promoveu a tradicional Folia de Reis, reunindo moradores e turistas na Praça da Cidadania. Em seguida, de janeiro a fevereiro, a Mostra Literária Cabo-friense transformou a Praça Porto Rocha em polo literário. No âmbito do fomento à cultura, foram lançados quatro editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com cerca de R$ 1 milhão em recursos, e previsão de mais um edital, ampliando os investimentos em R$ 620 mil.  

O Carnaval 2025 foi um marco de organização e diversidade, com 56 blocos, 36 shows, atraindo quase um milhão de pessoas e promovendo um forte impacto econômico local. A XXXIV Semana Teixeira e Sousa descentralizou atividades culturais e literárias, alcançando todo o município. Também foi realizado o cadastramento de artesãos, com recorde de atendimentos após uma espera de 10 anos. O programa Passaporte Cultural levou 200 moradores a experiências em centros culturais do Rio de Janeiro. Por fim, os principais equipamentos culturais da cidade foram reestruturados para melhor acolher moradores e turistas. 

Defesa Civil 

Visando sempre à prevenção e a segurança, a Defesa Civil de Cabo Frio implementou a rede de monitoramento para cenários climáticos adversos, o Gabinete de Crise Climática e os núcleos comunitários de Defesa Civil, o “Comunidades Preparadas”, em Maria Joaquina, Tamoios e no Manoel Corrêa. A cidade sediou ainda o workshop “Defesa Civil Alerta”, reunindo todos os municípios da Baixada Litorânea. A gestão também reativou os contatos de emergência 24h. 

Desenvolvimento Econômico 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico criou o programa “Emprego Já!”, que visa aproximar trabalhadores em busca de oportunidades no mercado de trabalho a empresas com vagas disponíveis no município. O programa começou o funcionamento por meio de um sistema online de cadastro de currículos e de vagas. Nas duas primeiras semanas, o “Emprego Já” recebeu mais de 1200 currículos e 375 vagas. Além disso, o programa também oferece capacitação profissional gratuita por meio do programa “Escola do Trabalhador 4.0”, que é uma parceria da Prefeitura de Cabo Frio com o Ministério do Trabalho e Emprego e a empresa Microsoft. 

Educação 

No início do ano letivo, foram realizados reparos emergenciais nas escolas municipais e retomadas as obras da E.M. Justiniano de Souza e a E.M América dos Anjos Mônica, que estavam paradas desde a gestão anterior. Além disso, avançamos no andamento das demandas em repactuação com o FNDE para a construção de duas creches nos bairros Samburá e Caminho de Búzios, além da escola de tempo integral no bairro Colinas do Peró do Novo PAC. Está prevista também a construção de um ginásio com verbas federais do FNDE. A frota de transporte escolar foi ampliada no Distrito de Tamoios, de 46 para 68 ônibus, beneficiando 7.250 alunos em 2025. Outro destaque foi a retomada dos Jogos Estudantis e o projeto Esporte nas Escolas que está em andamento, além da parceria com o Instituto Federal Fluminense para cursos preparatórios e a implementação de robótica no contraturno da Escola Municipal Edilson Duarte. A ampliação de vagas no setor de matrículas foi destaque nesses cem dias de gestão. 

Esporte 

Nos primeiros 100 dias de governo, a Secretaria Municipal de Esportes promoveu encontros com representantes de diferentes modalidades esportivas e vistoriou espaços esportivos. Entre as ações realizadas, se destaca o projeto Cabo Frio Celebra o Esporte e o Fórum Municipal do Esporte, que reuniu diferentes setores da comunidade esportiva, como atletas, treinadores, gestores e entusiastas para discutir estratégias que possam impulsionar o desenvolvimento do esporte na cidade com inclusão e fortalecimento das políticas públicas voltadas para a área. 

Família e Juventude 

A Secretaria da Família e Juventude realiza ações e beneficia famílias de baixa renda com atendimentos e orientações para serviços gratuitos. Realizou parcerias com universidades e cursos profissionalizantes e oferece vagas gratuitas para jovens, homens e mulheres de todas as idades para ter a oportunidade de entrar no mercado de trabalho. Nos últimos 100 dias, famílias tiveram acesso ao programa ID Jovem, do governo federal. O programa é uma oportunidade para jovens de 15 a 29 anos ter desconto em eventos culturais e esportivos, além de gratuidade no transporte interestadual. 

Fazenda 

Em meio a um cenário de grave financeira herdado da gestão anterior, a Secretaria de Fazenda dedicou-se a iniciar um processo de recuperação das contas públicas. Vencimentos atrasados referentes ao mês de dezembro de 2024 e o 13° salário do mesmo ano foram quitados e os salários relativos à atual gestão, pagos antecipadamente, até o dia 28 do mês corrente. Com o objetivo de aumentar a arrecadação própria, a pasta também promoveu uma campanha para o pagamento do IPTU em cota única com desconto de 10%. Neste período, também foi iniciada nova campanha, de perdão de juros e multas sobre débitos municipais, inscritos ou não em Dívida Ativa. 

Gestão Territorial e Economia Azul 

A Secretaria Municipal de Gestão Territorial e Economia Azul de Cabo Frio realizou Oficinas Temáticas, que tiveram como tema as leis complementares de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo, e Parcelamento Urbano. As oficinas serviram para discutir com à população a revisão das leis urbanísticas. Os eventos foram realizados no mês de fevereiro na Faetec de Tamoios, na Universidade Estácio de Sá, na Escola Municipal Professora Elza Maria Santa Rosa Bernardo, Escola Agrícola Municipal Nilo Batista e na Escola Municipal Antonio da Cunha Azevedo. Todas as sugestões dos participantes das Oficinas foram recolhidas e levadas em consideração, e fazem parte do relatório da Secretaria. 

Melhor Idade 

Nos últimos 100 dias, a secretaria promoveu o retorno das atividades na casa de convivência, nas Palmeiras e o aumento da equipe para atender os idosos no Lar da Cidinha e o início da plantação da horta do Lar da Cidinha. A secretaria promoveu um happy hour da melhor idade com música ao vivo e dança. O Centro de Convivência está aberto e recebe idoso para ginástica, hidroginástica, dança e o retorno das aulas de yoga. Na Praça da Cidadania é só chegar terças e quintas para fazer a aula de Tai Chi Chuan. A volta dos bailes de carnaval da terceira idade. As atividades com os idosos em Tamoios e a Caminhada da Melhor Idade, em parceria com o shopping Park Lagos foram algumas das ações nos 100 dias do novo governo. 

Meio Ambiente, Saneamento e Clima 

A Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima completa 100 dias com ações concretas que já refletem mudanças visíveis na cidade. Entre os avanços, a nova Lei do Esgoto, pioneira na região, estabeleceu regras claras para garantir a saúde da população e a preservação dos ecossistemas. No caminho da sustentabilidade, os projetos de reciclagem ganharam fôlego, com destaque para o Cabo Óleo, que transforma óleo de cozinha usado em sabão, ajudando a evitar a contaminação da água.  

Nas áreas de preservação, os marcos também foram importantes: a criação da Reserva Extrativista do Goiá-Mu, a nova delimitação do Parque do Mico-Leão-Dourado e o início das discussões para uma unidade de conservação marinha na Ilha do Papagaio, voltada à proteção de um jardim de corais. O Parque Dormitório das Garças foi reaberto com um mirante de dez metros para observação de aves, criando um espaço de lazer, contemplação e educação ambiental. A Equipe Verde retomou o plantio de vegetação nativa nas restingas e praias, realizou mutirões de limpeza, atividades com estudantes e até um abraço simbólico à Ilha do Japonês.   

O combate aos crimes ambientais também foi intensificado, com a retirada de veículos de áreas protegidas, desmontes de acampamentos irregulares e embargos de construções ilegais, inclusive em áreas sensíveis como falésias. As ações contra a poluição sonora foram ampliadas, principalmente em casas de aluguel e estabelecimentos sem licença. Cabo Frio agora integra o programa Cidades Resilientes e tem representação ativa no Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João. 

Mobilidade Urbana 

A principal ação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cabo Frio foi a organização do Terminal de Ônibus de Turismo (TOT), que se encontrava abandonado. O TOT passou por melhorias significativas e atualmente conta com banheiros químicos, mesas, cadeiras, tendas e área pavimentada, visando o maior conforto dos turistas, que visitam o município. 

Mulher 

Nos últimos 100 dias, a secretaria realizou atendimentos no Centro Especializado de Atendimento à Mulher, no Braga e em Tamoios. No Carnaval, a campanha “Não é Não, Respeite a Decisão”, foi executada durante os dias de folia, na Praia do Forte, com o a distribuição de materiais educativos para aumentar a conscientização sobre violência e respeito com a mulher. Realização de Rodas de Conversa e palestras para mulheres e famílias. No mês dedicado à mulher, o projeto Mulher: Bem-estar e movimento em parceria com a secretaria de esportes, mostrou a importância da atividade física e do autocuidado para mulheres. No Centro de Referência Social (CRAS), palestras e distribuição de informativos sobre os sinais de violência doméstica, além de promover a prevenção e conscientização no combate à violência. Os eventos e participação da secretaria têm o objetivo de celebrar as conquistas das mulheres e valorizar o seu papel na sociedade, além de apresentar os canais de apoio às mulheres vítimas de violência e acesso aos serviços do CEAM, se necessário. Sobre a saúde da mulher, a secretaria promoveu um encontro com estudantes jovens e especialistas sobre uma palestra de conscientização e prevenção ao câncer do colo do útero, colorretal e endometriose, destacando a importância do diagnóstico precoce. 

Políticas públicas da Pessoa com Deficiência e Autismo 

Nos últimos 100 dias, a secretaria, em parceria com instituições não governamentais, promoveu atendimento, palestras a inclusão, a proteção e o acesso aos direitos das pessoas com deficiência e autismo nos equipamentos da assistência social. No dia 21 de março, a secretaria promoveu a Caminhada de Conscientização sobre a Síndrome de Down. O evento contou com várias entidades, famílias, crianças e adolescentes, da Praia do Forte até a Praça Porto Rocha, com pedido de mais inclusão para a pessoa com deficiência. No dia 02 de abril, o Dia do Autista, contou com um evento em vários pontos de Cabo Frio e Tamoios e palestras de especialistas no Charitas. 

Procon 

Responsável por defender os direitos dos consumidores de Cabo Frio, o Procon teve uma atuação intensa nos 100 primeiros dias de gestão, com destaque para a ação de fiscalização nas escolas particulares, contra venda casada e outras irregularidades e o trabalho de conscientização junto aos barraqueiros das Praias do Forte, Peró e Conchas contra práticas abusivas, como consumação mínima. O Procon local também promoveu e participou de ações pelo Dia do Consumidor, que resultaram em mais de R$ 2 milhões de dívidas renegociadas junto a empresas credoras. 

Saúde 

Os 100 primeiros dias de governo foram marcados por uma transformação no cenário da Saúde de Cabo Frio. A atual equipe, encontrou um cenário de caos: em plena alta temporada, com a cidade com a população aumentada, a Saúde estava sem atendimentos em diversas unidades, sem profissionais, sem estrutura, sem insumos e medicamentos. Mas já nas primeiras horas da atual gestão, medidas como a retomada de atendimentos; distribuição de medicamentos e insumos; oxigenação das filas de cirurgias e exames e readequação do quadro das equipes técnicas foram tomadas.  

Ainda com problemas antigos a serem resolvidos, a equipe hoje chega aos 100 dias com números e ações que comprovam o compromisso em acolher o cidadão cabo-friense e proporcionar a ele a melhor saúde pública:    

  • Retorno da agenda dos prestadores de serviço, com exames complementares e cirurgias eletivas sendo retomadas   
  • Montagem de cronograma de reestruturação (reforma) das unidades  
  • Reestruturação do quadro da equipe multidisciplinar    
  • Regularização dos plantões    
  • Adequação da Atenção Básica com apresentação de novo modelo de gestão Reorganização pediatria    
  • Redimensionamento do número de ambulâncias    
  • Diminuição filas UTI    
  • Contratação de algumas especialidades que estavam em falta    
  • Ampliação do acesso do usuário aos serviços do Saúde   
  • Mutirões de enfrentamento à Dengue nos dois distritos   
  • Implantação do Polo Regional de Palivizumabe, atendendo a toda Baixada Litorânea com a profilaxia do medicamento contra o vírus sincicial respiratório (VSR)   
  • Março Lilás, com disponibilidade de exames preventivos gratuitos em diversas localidades, como prevenção ao câncer de colo de útero    
  • Campanhas de vacinação antecipadas em relação ao calendário do Ministério da Saúde    
  • Implantação do projeto “Vale a Pena Ver de Novo” zerando as filas de cirurgias oftalmológicas    
  • Ações de autocuidado e prevenção nas unidades de atenção básica, com palestras e exames para a população com foco no bem-estar integral de todas as faixas etárias. 

Segurança e Ordem Pública 

Em cem dias de gestão, Cabo Frio já vive os efeitos de uma nova rotina, com ruas mais organizadas, praias mais limpas e maior presença do poder público. A Secretaria de Segurança e Ordem Pública intensificou ações em diversos pontos da cidade, promovendo fiscalização, ordenamento e cuidado com a população. Só nas praias do Forte, Peró, Conchas, Foguete e Tamoios, além de ruas e avenidas, a Secretaria Adjunta de Licenciamento e Fiscalização de Posturas realizou quase mil ações. Mais de cinco mil itens foram retirados de áreas públicas, entre caixas de som, carrinhos, churrasqueiras, guarda-sóis e outros materiais usados irregularmente para ocupação comercial. O comércio irregular foi combatido com diálogo, e a faixa de areia foi liberada — devolvendo à população o som do mar como protagonista. A atuação gerou mais de R$60 mil reais em multas, recursos que serão investidos em melhorias para a cidade.   

A Guarda Civil Municipal também esteve presente, com mais de sete mil intervenções no trânsito, patrulhamento reforçado pela Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e combate à atuação de flanelinhas. Diversas operações foram realizadas para coibir o uso de escapamentos adulterados por motociclistas. Nas praias e orlas, a Guarda Marítima e Ambiental atuou em dez salvamentos no mar, fiscalizou o entorno da Ilha do Japonês e deu apoio a embarcações. Foram mais de 1.300 orientações sobre práticas proibidas na faixa de areia, além da atuação firme para coibir altinha, frescobol e futebol — garantindo mais segurança aos banhistas.   

O cuidado com as pessoas também foi prioridade: mais de cinco mil pulseirinhas de identificação foram distribuídas, e cerca de 200 pessoas, entre crianças, adolescentes e idosos, foram localizadas e devolvidas às famílias. A Patrulha Maria da Penha seguiu atuante, com cerca de 500 monitoramentos a mulheres com medidas protetivas. As ações também alcançaram pontos sensíveis da cidade, com reforço do Proeis no ordenamento urbano, apoio à assistência social e controle da perturbação do sossego em casas de aluguel, bares e depósitos — especialmente no Boulevard Canal e na Ogiva. 

Serviços Públicos 

Nos primeiros 100 dias de governo, a Secretaria de Serviços Públicos realizou ações intensas de manutenção e infraestrutura urbana. Foram substituídos mais de 800 metros de manilhas por tubos PEAD, além da colocação de mais de 20 tampas de ralos e 40 tampas de PVs. Mais de 3.200 ralos e 300 caixas de passagem foram limpos e desobstruídos, enquanto 406 caixas foram construídas ou reformadas. A operação tapa-buracos utilizou 270 toneladas de massa asfáltica, e a reposição de paralelos alcançou mais de 40 ruas. Nos cemitérios Santa Izabel, Jardim dos Eucaliptos e Araçá, foram retiradas mais de 12 toneladas de entulho, além de ações de pintura, limpeza e reparos. Também foram removidas mais de 1.130 toneladas de lixo de ralos e bueiros em toda a cidade. 

Superintendência LGBTI+ 

Foram garantidas 24 retificações de nome e gênero em registros civis, um avanço significativo na efetivação de direitos da população trans e travesti. A ação foi realizada com acolhimento individualizado e suporte jurídico gratuito, assegurando dignidade e reconhecimento legal da identidade de gênero. 

Iniciamos uma pesquisa inédita para mapear o perfil socioeconômico e demográfico da população LGBTI+ de Cabo Frio. O levantamento de dados será essencial para orientar políticas públicas específicas, baseadas em evidências e nas reais necessidades da comunidade.   

A Superintendência participou ativamente de espaços políticos e de articulação em outras cidades e no estado do Rio de Janeiro. Estivemos presentes no Fórum Nacional de Pessoas Trans e Travestis, na 4ª Conferência Estadual LGBTI+ e em reuniões com deputados estaduais, buscando construir pontes e garantir políticas públicas e investimentos voltados à população LGBTI+ de Cabo Frio. 

Turismo 

Dentro dos 100 dias de governo, a Secretaria Municipal de Turismo criou o primeiro roteiro turístico e histórico de todo o Estado do Rio de Janeiro: o “Cabo Frio Vista do Mar: Navegando pela História”. Um passeio de barco que conta um pouco mais sobre a história de Cabo Frio, desde sua fundação, até contos e curiosidades sobre dezenas de pontos turísticos da cidade. Além desse roteiro, a secretaria avançou no ordenamento náutico, com atividades de melhoria na navegabilidade do canal do Itajuru, como a remoção de uma embarcação naufragada. Para atrair cruzeiristas nacionais e internacionais, a Secretaria coordenou o teste de um novo ponto de fundeio para transatlânticos, diminuindo o tempo de transbordo para os turistas. Para o fomento ao turismo de forma regional, Cabo Frio sediou ainda o primeiro encontro dos secretários de turismo da Costa do Sol. 

Veja Também

Cabo Frio se prepara para receber grande fluxo de turistas no feriado do Dia do Trabalhador

30/04/2025

Secretaria de Educação de Cabo Frio leva formação sobre Educação Quilombola ao Projeto Turma do Sítio

30/04/2025

Cabo Frio realiza o I Encontro de Gestores de Cultura da Baixada Litorânea

30/04/2025