O Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto viveu mais um momento especial em sua retomada como espaço de promoção do esporte em Cabo Frio. Pela primeira vez em mais de 10 anos, o equipamento sediou uma etapa dos Jogos Estudantis Municipais (JEM), no sábado (20), reunindo estudantes de 16 escolas da rede municipal nas disputas do Futsal Masculino Sub-12. Paralelamente, a arena de areia do Complexo Esportivo Aracy Machado recebeu os confrontos do Futevôlei Sub-18, em um dia marcado por integração, alegria e incentivo à prática esportiva entre os alunos da rede pública municipal.
Durante todo o dia, os confrontos movimentaram o complexo esportivo com a presença das torcidas, entre alunos, familiares e integrantes da comunidade escolar. No Futsal Masculino Sub-12, a Escola Municipal Evaldo Salles conquistou o título após uma campanha marcada pela superação e evolução da equipe ao longo da competição. O segundo lugar ficou com a Escola Municipal Justiniano de Souza, seguida pelas escolas Profª. Márcia Francesconi Pereira e Teixeira e Souza, ambas na terceira colocação.
Para o professor de Educação Física da Escola Municipal Evaldo Salles, José Carlos de Medeiros, a conquista foi resultado da união, disciplina e comprometimento dos estudantes. “Foi uma trajetória de crescimento. Começamos com muitas dificuldades, passamos por um jogo muito difícil decidido nos pênaltis e, a partir dali, a equipe ganhou confiança. O que mais me chamou atenção foi a dedicação dos alunos, a disciplina em ouvir e executar o que era trabalhado nos treinos e o respeito por estarem representando a escola. Eles entenderam que o futsal é um jogo coletivo e que, quando um ajuda o outro, a equipe cresce. Essa conquista é fruto da união, da humildade e da vontade deles de vencer”, destacou.
Na estreia da Escola Municipal Alfredo Castro no Futevôlei Misto Sub-18, a dupla formada por Felipe Figueiredo de Souza e Miguel David Pereira, ambos de 14 anos, fez bonito e conquistou o lugar mais alto do pódio. O segundo lugar ficou com o Colégio Municipal Rui Barbosa, seguido pelo Centro Educacional Municipal Marli Capp e pela Escola Municipal Evaldo Salles, que compartilharam a terceira colocação.
Segundo o professor de Educação Física da Escola M. Alfredo Castro, Bruno Rodrigues, a disciplina tática e o equilíbrio emocional foram determinantes para a vitória.
“Os estudantes já praticavam a modalidade individualmente, então nosso principal trabalho foi promover o entrosamento da dupla. Como eram os mais novos da categoria, orientamos para que mantivessem a concentração e jogassem de forma simples, sem assumir riscos desnecessários. Eles seguiram a estratégia à risca e demonstraram uma maturidade impressionante. Esse é o tipo de conquista que faz o aluno ter orgulho e prazer de estar na escola, de cultivar o sentimento de pertencimento e de união. Sabemos que o pódio não virá em todas as modalidades, mas entendemos que o fomento e a vivência esportiva são os verdadeiros prêmios. Esse engajamento no JEM tem gerado um movimento cultural e social belíssimo dentro da nossa comunidade escolar e mostra como o esporte pode transformar vidas, inspirando outros estudantes a acreditarem no seu potencial”, ressaltou. Além do Sub 12, a escola também conquistou pódio na categoria Sub 18, ficando em terceiro lugar.
O secretário municipal de Educação, Alessandro Teixeira, acompanhou de perto as atividades e destacou a importância do trabalho conjunto entre diferentes setores da Prefeitura para o sucesso dos Jogos.
“O sábado foi mais um dia de festa da Educação e do Esporte, porque a nossa garotada esteve desde cedo em um ritmo de muita descontração e competição com respeito. Quero agradecer mais uma vez a todos os nossos parceiros, nosso setor de Transporte, as equipes da Educação e todos os secretários, dentre eles o secretário de Esportes, Rafael Bernardo, que também esteve presente conosco. Gratidão ao nosso prefeito Dr. Serginho, à Guarda Municipal, à Secretaria de Mobilidade Urbana, Saúde, Comsercaf, Polícia Militar e, sobretudo, às nossas escolas, os diretores e equipes que trouxeram os nossos alunos e cuidaram deles desde cedo. É assim que a gente avança, promovendo o esporte e desenvolvendo essa garotada”, afirmou.
As próximas etapas dos Jogos Estudantis Municipais acontecerão neste sábado (27), a partir das 8h30, com as disputas do Futsal Feminino Sub-12 e Sub-15, na quadra poliesportiva da Escola Municipal Professor Edilson Duarte. A competição segue até setembro mobilizando estudantes da rede municipal em várias modalidades, como Futsal, Voleibol, Handebol, Basquete, Queimado, Dança, Natação, Xadrez e Artes Marciais, além do torneio de Cheerleaders.