Pular para o conteúdo
  • Home
  • Educação
  • Após mais de 10 anos, Jogos Estudantis Municipais voltam ao Ginásio Alfredo Barreto em Cabo Frio

Após mais de 10 anos, Jogos Estudantis Municipais voltam ao Ginásio Alfredo Barreto em Cabo Frio

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Estudantes de 16 escolas participaram das disputas de futsal e futevôlei que movimentaram o complexo esportivo
jem 2026 (84 de 107)

O Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto viveu mais um momento especial em sua retomada como espaço de promoção do esporte em Cabo Frio. Pela primeira vez em mais de 10 anos, o equipamento sediou uma etapa dos Jogos Estudantis Municipais (JEM), no sábado (20), reunindo estudantes de 16 escolas da rede municipal nas disputas do Futsal Masculino Sub-12. Paralelamente, a arena de areia do Complexo Esportivo Aracy Machado recebeu os confrontos do Futevôlei Sub-18, em um dia marcado por integração, alegria e incentivo à prática esportiva entre os alunos da rede pública municipal.

Durante todo o dia, os confrontos movimentaram o complexo esportivo com a presença das torcidas, entre alunos, familiares e integrantes da comunidade escolar. No Futsal Masculino Sub-12, a Escola Municipal Evaldo Salles conquistou o título após uma campanha marcada pela superação e evolução da equipe ao longo da competição. O segundo lugar ficou com a Escola Municipal Justiniano de Souza, seguida pelas escolas Profª. Márcia Francesconi Pereira e Teixeira e Souza, ambas na terceira colocação.

Para o professor de Educação Física da Escola Municipal Evaldo Salles, José Carlos de Medeiros, a conquista foi resultado da união, disciplina e comprometimento dos estudantes. “Foi uma trajetória de crescimento. Começamos com muitas dificuldades, passamos por um jogo muito difícil decidido nos pênaltis e, a partir dali, a equipe ganhou confiança. O que mais me chamou atenção foi a dedicação dos alunos, a disciplina em ouvir e executar o que era trabalhado nos treinos e o respeito por estarem representando a escola. Eles entenderam que o futsal é um jogo coletivo e que, quando um ajuda o outro, a equipe cresce. Essa conquista é fruto da união, da humildade e da vontade deles de vencer”, destacou.

Na estreia da Escola Municipal Alfredo Castro no Futevôlei Misto Sub-18, a dupla formada por Felipe Figueiredo de Souza e Miguel David Pereira, ambos de 14 anos, fez bonito e conquistou o lugar mais alto do pódio. O segundo lugar ficou com o Colégio Municipal Rui Barbosa, seguido pelo Centro Educacional Municipal Marli Capp e pela Escola Municipal Evaldo Salles, que compartilharam a terceira colocação.

Segundo o professor de Educação Física da Escola M. Alfredo Castro, Bruno Rodrigues, a disciplina tática e o equilíbrio emocional foram determinantes para a vitória.

“Os estudantes já praticavam a modalidade individualmente, então nosso principal trabalho foi promover o entrosamento da dupla. Como eram os mais novos da categoria, orientamos para que mantivessem a concentração e jogassem de forma simples, sem assumir riscos desnecessários. Eles seguiram a estratégia à risca e demonstraram uma maturidade impressionante. Esse é o tipo de conquista que faz o aluno ter orgulho e prazer de estar na escola, de cultivar o sentimento de pertencimento e de união. Sabemos que o pódio não virá em todas as modalidades, mas entendemos que o fomento e a vivência esportiva são os verdadeiros prêmios. Esse engajamento no JEM tem gerado um movimento cultural e social belíssimo dentro da nossa comunidade escolar e mostra como o esporte pode transformar vidas, inspirando outros estudantes a acreditarem no seu potencial”, ressaltou. Além do Sub 12, a escola também conquistou pódio na categoria Sub 18, ficando em terceiro lugar.

O secretário municipal de Educação, Alessandro Teixeira, acompanhou de perto as atividades e destacou a importância do trabalho conjunto entre diferentes setores da Prefeitura para o sucesso dos Jogos.

“O sábado foi mais um dia de festa da Educação e do Esporte, porque a nossa garotada esteve desde cedo em um ritmo de muita descontração e competição com respeito. Quero agradecer mais uma vez a todos os nossos parceiros, nosso setor de Transporte, as equipes da Educação e todos os secretários, dentre eles o secretário de Esportes, Rafael Bernardo, que também esteve presente conosco. Gratidão ao nosso prefeito Dr. Serginho, à Guarda Municipal, à Secretaria de Mobilidade Urbana, Saúde, Comsercaf, Polícia Militar e, sobretudo, às nossas escolas, os diretores e equipes que trouxeram os nossos alunos e cuidaram deles desde cedo. É assim que a gente avança, promovendo o esporte e desenvolvendo essa garotada”, afirmou.

As próximas etapas dos Jogos Estudantis Municipais acontecerão neste sábado (27), a partir das 8h30, com as disputas do Futsal Feminino Sub-12 e Sub-15, na quadra poliesportiva da Escola Municipal Professor Edilson Duarte. A competição segue até setembro mobilizando estudantes da rede municipal em várias modalidades, como Futsal, Voleibol, Handebol, Basquete, Queimado, Dança, Natação, Xadrez e Artes Marciais, além do torneio de Cheerleaders.

Fotos

Fotos: Wislei Rabello/Prefeitura de Cabo Frio

Veja Também

Após mais de 10 anos, Jogos Estudantis Municipais voltam ao Ginásio Alfredo Barreto em Cabo Frio

23/06/2026

Prefeitura de Cabo Frio realiza intervenção na rede de drenagem e recupera trecho da Rua Grécia, no Jardim Caiçara

23/06/2026

Servidores da Educação recebem capacitação em Inteligência Artificial para aprimorar serviços administrativos

23/06/2026

Prefeitura de Cabo Frio mantém ações integradas de fiscalização em áreas com maior incidência de flanelagem

23/06/2026

Arenas da Copa voltam a reunir torcedores em Cabo Frio para Brasil x Escócia, nesta quarta-feira (24)

23/06/2026

Prefeitura de Cabo Frio entrega série de postos de saúde reformados nesta semana

22/06/2026