A Prefeitura de Cabo Frio marcou presença no 2º Congresso Internacional de Resíduos e Saneamento – CIRS Búzios 2025. O secretário municipal de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira, representou o município nesta quinta-feira (9), apresentando as ações desenvolvidas por meio do programa “Cabo Frio Educada”, que integra a política municipal de sustentabilidade.
Realizado bienalmente, o CIRS Búzios é uma plataforma global de debates sobre os desafios ambientais e urbanos contemporâneos. Nesta edição, com o tema “Sistemas Resilientes para um Mundo em Transformação”, o congresso amplia seu foco para os quatro pilares do saneamento – resíduos sólidos, abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem urbana – destacando a integração das áreas com as mudanças climáticas e as metas globais de sustentabilidade.
Durante o evento, Jailton Nogueira foi convidado a apresentar as experiências de Cabo Frio na área de educação ambiental, destacando o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente em prol da conscientização, renaturalização, ampliação das áreas verdes e engajamento da população em práticas sustentáveis.
“Foi uma oportunidade muito importante para mostrar o que Cabo Frio vem fazendo na área da educação ambiental. Apresentamos nossas ações do programa ‘Cabo Frio Educada’ e pudemos trocar experiências com outros municípios sobre saneamento, gestão de resíduos, drenagem e abastecimento. Esse diálogo é fundamental para fortalecer políticas públicas mais integradas e sustentáveis”, destacou o secretário Jailton Nogueira.
O congresso, que foi encerrado nesta sexta-feira (10), reuniu especialistas, gestores públicos, acadêmicos e representantes do setor privado para discutir soluções inovadoras e resilientes para a infraestrutura urbana.