Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Natureza se regenera em área antes ocupada irregularmente em Cabo Frio

Natureza se regenera em área antes ocupada irregularmente em Cabo Frio

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Intervenções iniciadas há três anos mostram resultados concretos com recomposição da vegetação nativa
IMG-20250604-WA0019

Uma área que antes era marcada por construções irregulares e desmatamento, no bairro Maria Joaquina, próximo à Rua da Felicidade, em Cabo Frio, hoje é exemplo da força da natureza e do impacto positivo da atuação conjunta dos órgãos ambientais do município. A região, que abrigava ruas abertas ilegalmente e edificações clandestinas, vem passando por um notável processo de regeneração ambiental.

A ação é resultado do trabalho integrado da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, em parceria com a Coordenadoria Fundiária, a Guarda Marítima e Ambiental, a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), além de instituições ambientais que lutam pela preservação. As intervenções começaram há cerca de três anos, com a demolição de construções irregulares e o bloqueio de vias abertas de forma ilegal em áreas de preservação permanente.

Durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, o secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira, destaca a importância do trabalho coletivo entre os órgãos públicos para impedir a ocupação desordenada e celebra a regeneração da natureza.

“É emocionante ver como a natureza responde quando conseguimos barrar a degradação. Onde antes havia ruas e construções irregulares, agora a vegetação nativa está voltando. Onde circulavam carros e máquinas, a mata nativa começa a se recuperar. Espécies da vegetação original voltaram a surgir, como a aroeira, árvore nativa da região e protegida por lei — inclusive algumas que haviam sido cortadas recentemente e agora estão sendo monitoradas. Tudo isso é resultado da dedicação diária de muitas pessoas comprometidas com o meio ambiente”, destacou o secretário.

As equipes da Prefeitura continuam atuando diariamente na área, com visitas constantes aos pontos mais vulneráveis.

Nesta quarta-feira (4), foi identificado o avanço de construções irregulares em direção ao Pântano da Malhada, que é uma área com relevante importância ecológica e não pode ser aterrada. A fiscalização está intensificando as rondas no local para evitar novos crimes ambientais e identificar os responsáveis.

As denúncias podem ser feitas diretamente para a Secretaria de Meio Ambiente pelo e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br ou pelo telefone (22) 3199-1313.

Fotos

Veja Também

Feira Quilombola encerra o ano com celebração de arte, cultura e gastronomia

13/12/2025

Graduação de jiu-jitsu celebra evolução dos alunos do projeto Cidadão do Futuro

13/12/2025

Cursos gratuitos qualificam mulheres de Tamoios

13/12/2025

Operação coíbe perturbação do sossego e resulta em prisão por porte ilegal de arma em Cabo Frio

13/12/2025

Cabo Frio realiza o IV Encontro da Gestão do Trabalho e Educação Permanente dos Trabalhadores do SUAS

13/12/2025

Assistência Social apresenta balanço das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em 2025

12/12/2025