Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Música, literatura e sustentabilidade marcam a Feira Quilombola em Cabo Frio

Música, literatura e sustentabilidade marcam a Feira Quilombola em Cabo Frio

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Evento aconteceu no Horto Municipal neste sábado (8).
1000434093

Neste sábado (8), o Horto Municipal recebeu mais uma edição da Feira Quilombola, reunindo expressões culturais afro-brasileiras e caiçaras. A programação incluiu a inauguração do Meliponário, o lançamento do livro Aspino e o Boi, de Gessiane Nazario, e apresentações musicais de Junior Carriço. O evento, realizado pelo Instituto Ecovida, contou com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, da Cooperativa Quilombola e da Coopa Lagos.

A feira trouxe diversos atrativos para o público, como a oportunidade de conhecer as abelhas sem ferrão e comprar mel diretamente do produtor. A música de Junior Carriço animou os presentes, valorizando a cultura e a identidade local.

O lançamento do livro Aspino e o Boi também foi um destaque. A obra retrata a luta de Aspino contra a opressão, abordando temas como expropriação de terras, resistência quilombola e ancestralidade. A autora, Gessiane Nazario, é escritora, pesquisadora e professora quilombola, e o livro foi publicado pela Editora Pena Sophia.

O secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, Jailton Nogueira, falou sobre a importância do evento. “Este evento é essencial para dar visibilidade e pertencimento às comunidades quilombolas da cidade, especialmente as localizadas em Tamoios. É muito importante promover o conhecimento e o apoio a essas comunidades para que elas se fortaleçam e ganhem reconhecimento pelo trabalho e pela cultura que representam”.

Alessandra Quilombola, engenheira ambiental e organizadora do evento, ressaltou a importância da feira, que já ocorre há dois anos. “A Feira Quilombola tem sido fundamental para ajudar a resolver a dificuldade de escoamento dos produtos da agricultura familiar. Ao vender diretamente ao consumidor, sem intermediários, conseguimos dar mais autonomia às comunidades quilombolas, gerando uma fonte de renda mensal para as famílias”, explicou.

Alessandra ainda enfatizou a parceria com a Prefeitura de Cabo Frio, destacando que “a união entre o poder público e as comunidades quilombolas é essencial para transformar a realidade delas, trazendo mais visibilidade e recursos. Estou muito feliz com a continuidade dessa parceria e com as oportunidades de desenvolvimento para as nossas comunidades”, finalizou.

Fotos: Wislei Rabello/SECOM

Veja Também

Prefeitura de Cabo Frio realiza medição de ruído em câmara frigorífica de supermercado no Braga

06/12/2025

Tamoios recebe cursos gratuitos para o empreendedorismo feminino

06/12/2025

Dragagem da Lagoa de Araruama tem início na Praia do Siqueira, em Cabo Frio

05/12/2025

Guarda Civil Municipal realiza palestra da Campanha do Laço Branco dentro dos 21 Dias de Ativismo

05/12/2025

Estudantes de Medicina levam atividades para idosos do Centro de Convivência

05/12/2025

Cabo Frio dá início ao Projeto Verão com forças de segurança atuando de forma integrada

05/12/2025