O Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, em Cabo Frio, terá enfim sua tão aguardada reforma iniciada. Fechado desde janeiro de 2017, o espaço começa a ser revitalizado graças a uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).
Na última segunda-feira (28), o prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho, esteve no local ao lado do secretário de Comunicação, Paulo Becker, para anunciar oficialmente o início das obras. O momento marca um novo capítulo para a cultura cabo-friense e atende a um antigo anseio da população e dos fazedores de cultura da cidade.
“Estamos devolvendo esse patrimônio ao povo. O teatro é um símbolo da nossa identidade e da força da nossa cultura. E agora, com essa reforma, ele volta a ser um espaço de vida, de formação, de arte e de alegria”, afirmou o prefeito.
A obra será custeada pelo Governo do Estado. Como contrapartida, a Prefeitura irá implantar uma escola de teatro no local, transformando o espaço também em um centro de formação artística. A proposta é que o teatro funcione não apenas como palco para apresentações, mas também como instrumento de educação e capacitação.
O Termo de Cooperação Técnica foi assinado no início do ano, após articulação direta do prefeito com o Governo do Estado. Antes da formalização do acordo, a Prefeitura elaborou um relatório técnico com as principais demandas estruturais do prédio, trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e acompanhado por uma engenheira da Secretaria de Planejamento.
De acordo com o secretário de Cultura, Carlão, o teatro acumulava graves problemas estruturais.
“A parte de iluminação está sem fiação, todos os aparelhos de ar-condicionado estão danificados e a caixa cênica foi condenada pelo Corpo de Bombeiros devido a infiltrações. A situação era crítica”, explicou.
Além da reforma do prédio, está prevista a instalação de um gradil em todo o entorno do teatro, como medida de reforço na segurança e preservação do patrimônio público.
O Teatro Municipal de Cabo Frio sempre foi espaço de múltiplas expressões artísticas, da música ao teatro, da dança à poesia. Seu fechamento representou um grande prejuízo para o movimento cultural da cidade. Agora, a reforma marca o início de um novo tempo, com arte, educação, inclusão e desenvolvimento cultural.