Pular para o conteúdo
  • Home
  • Destaque
  • Secretaria de Meio Ambiente instala bituqueiras nas praias para combater descarte inadequado

Secretaria de Meio Ambiente instala bituqueiras nas praias para combater descarte inadequado

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Ação do programa “Cabo Frio Educada” incentiva o descarte correto de bitucas de cigarro nas orlas do município
IMG-20251216-WA0344

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, iniciou nesta terça-feira (16) a instalação de bituqueiras em praias do município como parte das ações de educação ambiental do programa “Cabo Frio Educada”. A iniciativa visa combater o descarte inadequado de guimbas de cigarro, que estão entre os resíduos mais encontrados nas praias e orlas da cidade.

A operação teve início pela Praia do Foguete e seguiu ao longo da Praia do Forte, contemplando pontos de grande circulação, como a região da Duna Boa Vista (Duna Preta), a Praça das Águas e o Canto do Forte. Além das bituqueiras, restaurantes e quiosques da Praia do Forte receberam adesivos informativos com orientações sobre o descarte adequado das bitucas de cigarro, ampliando o alcance da ação junto a comerciantes, moradores e turistas.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira, a instalação das bituqueiras é uma medida simples, mas com grande impacto ambiental.

“As bitucas de cigarro são um microlixo muitas vezes negligenciado, mas extremamente poluente. Ao oferecer pontos adequados para o descarte e informar a população sobre os danos causados por esse resíduo, estamos estimulando a mudança de comportamento e contribuindo diretamente para a preservação das nossas praias, que são um dos nossos maiores patrimônios naturais”, destacou.

Nos adesivos e placas instalados nas orlas, a população é alertada para os impactos desse tipo de resíduo. As peças informativas destacam que um único cigarro contém mais de sete mil substâncias químicas prejudiciais à saúde, entre elas nicotina, monóxido e dióxido de carbono, benzeno, amônia, formaldeído e metais pesados. Além dos prejuízos à saúde, os componentes podem contaminar o solo, a água e afetar a fauna marinha.

A ação é embasada em dados concretos sobre a composição dos resíduos encontrados nas praias do município. Uma pesquisa realizada pela concessionária Prolagos, responsável pelos serviços de água e esgoto em Cabo Frio, analisou 2.481 itens coletados em cinco cidades da Região dos Lagos, como parte de um levantamento regional de resíduos sólidos. O levantamento, realizado entre novembro de 2023 e setembro de 2024, indicou que o plástico corresponde a 55% dos resíduos encontrados, seguido por vidro e cerâmica (26%) e metal (6%).

No ranking específico de Cabo Frio, os cigarros, filtros e bitucas figuram entre os resíduos mais recorrentes, com 591 itens identificados, evidenciando a relevância do microlixo associado ao consumo de cigarros. Os resultados apontaram ainda que a maior parte dos resíduos encontrados nas praias está relacionada ao descarte inadequado pós-consumo de bebidas e alimentos, reforçando a necessidade de ações de educação ambiental.

“As guimbas lideram o ranking geral de itens identificados nas praias e, agora, com a proximidade do verão, precisamos reforçar mais essa campanha educativa. É fundamental que cidadão dê o exemplo, faça a sua parte e se conscientize sobre a importância do descarte correto desse tipo de microlixo. A manutenção da qualidade das nossas praias tem que ser um compromisso de todos”, complementou o secretário.

Fotos

Veja Também

Secretaria de Meio Ambiente instala bituqueiras nas praias para combater descarte inadequado

16/12/2025

Prefeitura de Cabo Frio realiza intervenção preventiva no Largo Santo Antônio

16/12/2025

Secretaria de Serviços Públicos de Cabo Frio realiza obras de drenagem na Rua Independência, em São Cristóvão

16/12/2025

Cabo Frio amplia a sinalização viária para um verão mais seguro

16/12/2025

Programa “Emprego Já!” divulga balanço de oportunidades da semana de 8 a 14 de dezembro

16/12/2025

Prefeitura de Cabo Frio reconstrói caixa de passagem após afundamento no bairro Vila Nova

16/12/2025