Pular para o conteúdo
  • Home
  • Destaque
  • Primeira participação da rede na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética resulta em medalha inédita para escola quilombola

Primeira participação da rede na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética resulta em medalha inédita para escola quilombola

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Premiação reconhece o potencial dos estudantes e o trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas municipais
IMG-20251106-WA0457

A participação dos alunos das escolas municipais de comunidades quilombolas de Cabo Frio tem se transformado em motivo de orgulho para toda a rede. Com dedicação e talento, estudantes das escolas Francisco Franco e Nilo Batista conquistaram importantes resultados em olimpíadas científicas nacionais, mostrando o potencial da educação pública em promover conhecimento, inclusão e transformação social.

A Escola Municipal Francisco Franco, que atende alunos de comunidades remanescentes quilombolas, representou o município pela primeira vez na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). O estudante Otávio Swlivan Rosa de Oliveira conquistou medalha de bronze, um feito que simboliza o empenho dos alunos e o compromisso da escola com a valorização da ciência e da sustentabilidade.

Na Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, que acolhe estudantes de todos os territórios quilombolas do município, o aprendizado também foi motivo de celebração. Seis alunos e quatro professores participaram da Olimpíada de Ciências e Artes (OCA), com duas equipes de pesquisa. O grupo “Os Da Vincianos”, formado por Enzo Gabriel Cruz Costa e Kathellin de Souza Silva Minervino, contou com a orientação da professora Talita Rocha e coorientação de Franciene Bartolomeu da Mata. Já a equipe “Zamani”, composta por Esther Batista Fontes, Julia Freitas dos Anjos, Kauan Antunes Justo e Natan Garcia dos Santos, foi orientada pela professora Jucielly Vasconcellos e coorientada por Marcilene Lourenço da Silva.

Ambos os grupos tiveram seus trabalhos selecionados e foram premiados na categoria Inclusão Social, reforçando o papel das escolas quilombolas como espaços de protagonismo e inovação.

Ainda na Nilo Batista, os estudantes Cristian e Walacy também se destacaram na Olimpíada Brasileira de Geopolítica (OBGP), conquistando, respectivamente, medalha de bronze e menção honrosa.

Essas conquistas reafirmam o compromisso da rede municipal de ensino de Cabo Frio com uma educação pública que reconhece talentos, valoriza a diversidade e incentiva a pesquisa científica como ferramenta de transformação e inclusão.

Fotos

Veja Também

Prefeitura de Cabo Frio realiza medição de ruído em câmara frigorífica de supermercado no Braga

06/12/2025

Tamoios recebe cursos gratuitos para o empreendedorismo feminino

06/12/2025

Dragagem da Lagoa de Araruama tem início na Praia do Siqueira, em Cabo Frio

05/12/2025

Guarda Civil Municipal realiza palestra da Campanha do Laço Branco dentro dos 21 Dias de Ativismo

05/12/2025

Estudantes de Medicina levam atividades para idosos do Centro de Convivência

05/12/2025

Cabo Frio dá início ao Projeto Verão com forças de segurança atuando de forma integrada

05/12/2025