A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, realizou, nesta terça-feira (02), mais uma intervenção de ordenamento e proteção ambiental na Duna Boa Vista, conhecida como Duna Preta, na Praia do Forte. A ação integrada faz parte de um conjunto permanente de medidas adotadas para garantir a integridade ecológica do sistema de dunas, além de coibir ocupações irregulares e danos recorrentes ao patrimônio natural.
A operação foi resultado de uma parceria entre a Equipe Verde, da Secretaria de Meio Ambiente, e as equipes da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Guarda Municipal e da Guarda Marítima e Ambiental, e da Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio (Comsercaf).
Entre as atividades executadas estiveram a limpeza da área, o reforço do cercamento com mourões, a recuperação de trechos danificados, a retirada de espécies vegetais exóticas, o plantio de espécies nativas e a reinstalação de sinalizações ambientais. Também foram instalados troncos na área próxima ao calçadão da orla com o objetivo de bloquear o acesso a áreas anteriormente vandalizadas e trilhas abertas irregularmente.
Caracterizado como um ambiente altamente sensível, o sistema de dunas da Praia do Forte é fundamental para a estabilidade da faixa de areia, proteção da vegetação nativa e manutenção dos processos ecológicos da zona costeira. Somente na área interna da duna, aproximadamente 650 kg de resíduos foram removidos, incluindo restos de construção, espumas, plásticos e outros materiais deixados por ocupações irregulares.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira, a circulação irregular de pessoas e o vandalismo em estruturas de proteção têm exigido monitoramento constante e ações corretivas frequentes.
“A gente está trabalhando mais uma vez na Duna Boa Vista em função do ordenamento. Estamos realizando a limpeza, a retirada de espécies exóticas e, principalmente, restaurando as cercas e sinalizações que têm sido vandalizadas. Já estivemos aqui inúmeras vezes. Agora, com o apoio da Guarda Marítima e da Ordem Pública, estamos organizando um plantão diário no local para coibir atos ilícitos e novos danos. Também conversamos com a Polícia Civil. Qualquer pessoa que for flagrada ocupando essa área protegida, por qualquer motivo, será conduzida à Delegacia”, reforçou.
Denúncias sobre irregularidades ambientais podem ser feitas pelos canais oficiais da Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (22) 3199-1200, pelo e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br, ou diretamente à Guarda Civil Municipal pelo número 153.