Produtores rurais de Cabo Frio participaram nesta semana, na Fazenda Campos Novos, do evento “Caminhos do Crédito Rural – Quintais Produtivos”, uma iniciativa que trouxe informações práticas sobre crédito rural e oportunidades de fortalecimento da agricultura familiar. Ao todo, 30 produtores, incluindo representantes de comunidades quilombolas, acompanharam as palestras e orientações sobre linhas de crédito disponíveis, que aconteceram na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca. A atividade foi uma realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ), com o apoio da Prefeitura.
Durante o evento, foram apresentadas as principais linhas de crédito rural oferecidas pelos governos federal e estadual, com informações sobre taxas, carências, limites de crédito e orientações sobre como acessá-las. O momento mais interativo aconteceu durante a rodada de perguntas e respostas, em que os produtores puderam tirar dúvidas sobre documentação, enquadramento em programas específicos e alternativas de financiamento.
Para o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Wellington Escafura, a parceria com o Sebrae é estratégica para garantir o desenvolvimento rural sustentável em Cabo Frio.
“Esse trabalho conjunto nos permite levar conhecimento, oportunidades e apoio direto aos agricultores familiares, que muitas vezes não têm acesso a linhas de crédito. Nosso papel é fortalecer esse setor que é essencial para a economia, para a segurança alimentar e para a preservação do nosso território”, ressaltou.
Segundo o representante do Sebrae-RJ, Thiago Alves, responsável por acompanhar o Projeto Quintais Produtivos na região, a adesão dos produtores superou as expectativas.
“A avaliação foi muito positiva. Recebemos inúmeros feedbacks destacando a relevância da temática e a qualidade dos palestrantes. Os produtores saíram do encontro mais preparados para identificar quais linhas de crédito se encaixam em sua realidade e como acessá-las. Essa parceria com a Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, é muito importante, porque nos ajudou não só no levantamento dos produtores rurais cadastrados no município, mas também na interlocução com eles e no auxílio na execução do projeto”, destacou.
O evento faz parte de um cronograma do “Projeto Quintais Produtivos”, que atende 150 produtores rurais dos municípios de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Saquarema. O projeto tem duração de dois anos e conta capacitações técnicas em diversas temáticas, incluindo finanças, marketing, gestão, empreendedorismo e vendas, além de assistência técnica individual e a doação de kits com materiais para a implantação de horta, pomar e galinheiro.
O encontro em Cabo Frio contou com a participação de representantes de diferentes instituições, entre eles o consultor do Sebrae-RJ Felipe Pereira; o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) Deivison Barbosa; o gerente da agência do Banco do Brasil em Cabo Frio, Eduardo Souza; e a executiva da cooperativa Sicoob, Ana Martins.
.