Foi para um auditório com mais de 100 pessoas, entre contadores, auditores fiscais e estudantes, que a União de Profissionais de Contabilidade do Interior do Estado do Rio de Janeiro (Unicon), com apoio da Prefeitura de Cabo Frio, promoveu uma palestra sobre os impactos da Reforma Tributária, no último sábado (6), na Universidade Estácio de Sá, em Cabo Frio.
O encontro foi ministrado pelo professor, contador e conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRC-RJ), Paulo Pêgas, na presença do secretário municipal de Fazenda, Kleber Ferreira; da secretária adjunta de Receita, Elaine Nascimento; do secretário adjunto de Assuntos Fazendários, Rosenildo Avelar; e do secretário adjunto de Assuntos Fazendários de Tamoios, Ademilton Dantas, além de representantes de entidades de classe, conselheiros e delegados do CRC-RJ, de vários municípios da região.
Durante cerca de cinco horas, foram discutidos todos os aspectos, bem como as mudanças introduzidas a partir da Reforma Tributária (Lei Complementar nº 214/2025).
“Foi um momento muito importante de troca de experiências entre os profissionais de contabilidade e os auditores fiscais da nossa região, para aperfeiçoamento, atualização e alinhamento das práticas, dentro do que preconiza a nova legislação”, destacou o secretário de Fazenda, Kleber Ferreira.
A presidente da Unicon, Ellen Mello, também destacou a maciça participação da classe.
“O evento foi um sucesso; o auditório ficou completamente lotado. Esse interesse é fundamental para que não haja problemas nessa transição para a nova legislação”, comentou.
Os brinquedos arrecadados como ingresso serão doados como presentes de Natal a crianças de instituições de caridade nos próximos dias.
A organização do evento foi da União de Profissionais de Contabilidade do Interior do Estado do Rio de Janeiro (Unicon), com apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Fazenda, do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRC-RJ) e do Sindicato das Empresas Contábeis do Rio de Janeiro (Sescon-RJ).