Na noite dessa sexta(12), a Guarda Civil Municipal realizou a cerimônia de graduação dos alunos do projeto Cidadão do Futuro, na modalidade de jiu-jitsu. O evento reuniu alunos, responsáveis e a equipe do projeto em uma noite marcada por reconhecimento, esforço, dedicação e conquistas ao longo do ano.
A cerimônia contou com a colocação de graus e a troca de faixas, simbolizando não apenas a evolução técnica no esporte, mas também o fortalecimento de valores como disciplina, respeito, cidadania e convivência social, pilares do projeto desenvolvido pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública.
A inspetora-adjunta Danielle Rabello, da Coordenadoria do Grupamento Ronda Escolar e Instrução, setor responsável pelo projeto Cidadão do Futuro, destacou a importância da iniciativa, que hoje atende cerca de 120 alunos, somando as modalidades de jiu-jitsu e taekwondo.
“Hoje encerramos mais um ciclo dentro do projeto Cidadão do Futuro, aqui na Guarda Civil Municipal. É a graduação do jiu-jitsu, com a colocação de grau e a troca de faixa. Todos estão convidados a conhecer o projeto da Guarda Civil Municipal, que tem como objetivo aproximar a população e a Guarda em um só lugar”, afirmou.
Entre os familiares, a emoção e o orgulho tomaram conta. Paula Miranda Trindade, mãe do aluno Gabriel Trindade de Abreu, de 10 anos, ressaltou as mudanças percebidas no comportamento do filho após a participação no projeto.
“Meu filho faz jiu-jitsu aqui na Guarda Municipal há um ano e meio. Ele vai fazer 11 anos agora, em dezembro. Estou gostando muito porque melhorou a atenção dele, a comunicação, tanto em casa quanto na escola, e o respeito pelas pessoas também melhorou bastante”, contou.
O filho dela, Gabriel, falou sobre a importância do esporte na sua rotina. “Eu acho o jiu-jitsu muito bom para aprender os golpes, mudar de faixa e ganhar grau. E hoje eu ganhei grau. Estou muito feliz”, disse.
A emoção também marcou o depoimento de Sabrina Biondon Lopes, aluna da primeira turma kids do projeto, que recebeu a surpresa da faixa. “Eu não estava esperando por isso. Estava muito nervosa e não sabia que ia ganhar essa faixa. Quando ganhei, fiquei muito feliz”, contou sorrindo.
O inspetor-geral Ângelo Amaral destacou o papel do projeto na formação dos jovens e adolescentes. “Esse projeto é para formar adolescentes e jovens mais maduros, preparados emocionalmente, com a cabeça boa para enfrentar as atividades que virão no futuro”, destacou.
Durante a cerimônia, 65 alunos receberam grau e 12 participaram da troca de faixa. Também houve a devolução simbólica da faixa do aluno Miguel Carvalhaes, reforçando que o bom comportamento, o desempenho escolar e a postura em casa fazem parte dos critérios para permanência no projeto.
Criado em 2015 por guardas civis, oficializado em 2017 e aberto à população em 2021, o projeto Cidadão do Futuro é referência na cidade, oferecendo aulas gratuitas para crianças, jovens e adultos. Além de fortalecer o corpo, a iniciativa promove cidadania, disciplina e a cultura de paz, com forte participação da comunidade. Os alunos têm como professores os agentes da Guarda Civil Wender Moreira, Renan Scarpelli, Luiz Cláudio Dutra e Everton Santos.