Pular para o conteúdo
  • Home
  • Educação
  • Concurso cultural movimenta escolas da rede municipal de Cabo Frio

Concurso cultural movimenta escolas da rede municipal de Cabo Frio

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Projeto do Instituto Sicoob mobiliza alunos com produções artísticas sobre cooperação e respeito às diferenças
WhatsApp Image 2025-06-09 at 13.22.17

A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio confirmou a participação de 19 unidades escolares na 14ª edição do Concurso Cultural promovido pelo Instituto Sicoob. A iniciativa busca promover valores como cooperação, cidadania, inclusão e protagonismo estudantil, por meio de produções artísticas e literárias desenvolvidas nas escolas da rede municipal.

O tema deste ano, “Diversidade que soma, cooperação que multiplica”, propõe que os alunos pensem sobre como as diferenças entre as pessoas, como suas histórias, habilidades e origens, podem se unir através da cooperação para criar um futuro melhor, com mais inclusão e oportunidades para todos.

Cerca de 4 mil estudantes estão inscritos no concurso, representando 11 escolas de Anos Iniciais, 7 de Anos Finais e 1 escola que abrange ambos os segmentos. Cada faixa escolar participa de uma categoria específica: os alunos do 3º ano produzem desenhos; os do 5º ano, textos narrativos; os do 7º ano, poemas; e os do 9º ano, tiras em quadrinhos. Todas as produções são individuais, orientadas pelos professores e alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os trabalhos premiados localmente receberão kits escolares. Os vencedores da etapa regional ganharão tablets e medalhas, enquanto os vencedores nacionais serão contemplados com troféus, viagem a Brasília com todas as despesas custeadas pelo Instituto Sicoob, e a escola vencedora será premiada com uma lousa digital.

As unidades escolares participantes receberão materiais de apoio pedagógico, como guias para alunos e professores, manual técnico e assessoria metodológica, além do acompanhamento da Supervisão de Projetos e Iniciativas Educacionais da SEME durante toda a execução das atividades.

O projeto é uma oportunidade de estimular os alunos a explorarem sua criatividade, o pensamento crítico, valorizarem as diferenças e se sentirem parte da escola.

Veja Também

Feira Quilombola encerra o ano com celebração de arte, cultura e gastronomia

13/12/2025

Graduação de jiu-jitsu celebra evolução dos alunos do projeto Cidadão do Futuro

13/12/2025

Cursos gratuitos qualificam mulheres de Tamoios

13/12/2025

Operação coíbe perturbação do sossego e resulta em prisão por porte ilegal de arma em Cabo Frio

13/12/2025

Cabo Frio realiza o IV Encontro da Gestão do Trabalho e Educação Permanente dos Trabalhadores do SUAS

13/12/2025

Assistência Social apresenta balanço das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em 2025

12/12/2025