Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Cabo Frio realiza sessão especial celebrando 19 anos da Lei Maria da Penha

Cabo Frio realiza sessão especial celebrando 19 anos da Lei Maria da Penha

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
A solenidade divulgou o cronograma das ações do Agosto Lilás na cidade, com foco na conscientização e prevenção de todos os tipos de violência contra a mulher.
585157af877e3d0c089073338a353cc6

Nesta quinta-feira (7), a Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Adjunta de Políticas Públicas da Mulher, realizou uma sessão especial em homenagem aos 19 anos da Lei Maria da Penha. A Lei Federal nº 11.340, sancionada em 7 de agosto de 2006, é considerada um marco histórico na garantia de direitos das mulheres e no combate à violência doméstica.

O evento, que faz parte da campanha Agosto Lilás, dedicada ao combate à violência contra a mulher, aconteceu no Auditório da Prefeitura e reuniu autoridades, representantes do sistema de justiça, forças de segurança e especialistas da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, entre eles, a primeira-dama, Aline Azevedo e a procuradora-geral do município, Jéssica Guimarães.

Compuseram a mesa, além de Bárbara Caetano, secretária-Adjunta da Mulher; Regiane Costa, coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil; Alexandra Codesso, vereadora; Coronel Andreia Campos, comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar e a Capitão Bombeiro Militar, Tatiana Borsoi, coordenadora do Programa de Prevenção à violência contra a Mulher do CBMERJ.

O evento foi aberto pela secretária-adjunta da Mulher, Bárbara Caetano, e em seguida foi exibido o vídeo da Maria da Penha narrando a própria história, o que resultou na criação da Lei Federal nº 11.340 promulgada no dia 7 de agosto de 2006, estabelecendo medidas de proteção para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e agravando as punições aos agressores. Uma das legislações mais importantes na defesa dos direitos das mulheres.

O objetivo da solenidade foi mais do que celebrar a existência da legislação. “Lembrar dos 19 anos, comemorar a existência dessa lei tão importante, mas também debater seus avanços e reforçar a necessidade de políticas públicas eficazes no combate à violência contra a mulher”, ressaltou Bárbara Caetano.

O “Agosto Lilás” é um mês em que ações e campanhas de conscientização são realizadas para mobilizar a sociedade para a importância da denúncia e do enfrentamento à violência contra a mulher.

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil, Regiane Costa, falou sobre a importância de ações educativas, palestras e orientações para informar a população sobre os canais e os serviços de apoio disponíveis no município: “O enfrentamento envolve acolher a mulher em todas as suas necessidades. A Patrulha Maria da Penha tem desempenhado um trabalho de grande notoriedade. Mas, infelizmente, nos deparamos ainda com situações chocantes. É uma luta diária e constante”, concluiu.

Durante o evento, ainda foi exibido o vídeo de uma conversa de uma mulher vítima de violência doméstica socorrida pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, após ligar para o 190 e pedir “dipirona”. O agente passou a fazer perguntas codificadas para saber quem era o agressor e o nível da violência.

A comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, Coronel Andreia Campos, confirmou a necessidade de chamado de socorro, acionando a PM pelo número 190.

“Quando uma mulher faz o chamado relativo à violência doméstica nos canais disponibilizados, imediatamente as equipes atendem. É importante que as mulheres entendam o que é violência doméstica. A lei estabelece medidas protetivas, define os tipos de violência e suas punições, e cria o controle para a prevenção e o combate à violência doméstica e familiar”, disse a comandante.

 Ainda foram apresentados slides com o anúncio do calendário de ações que serão oferecidas durante o mês, em que celebramos o “Agosto Lilás”. Será intensificado o trabalho da rede de apoio à mulher. No calendário municipal da campanha, estão previstas diversas ações de escuta, orientação e diálogo, como rodas de conversa nas comunidades de Cabo Frio, além de atividades interativas em unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

Para Bárbara Caetano, a realização do evento teve o objetivo de celebrar conquistas alcançadas, prestar homenagem às mulheres que foram vítimas de violência e reafirmar o compromisso na proteção dos direitos das mulheres e a erradicação da violência doméstica.

Segue a programação das ações que serão realizadas no Agosto Lilás:

14/08 – CRAS Praia do Siqueira – 14 (Roda de Conversa Mulheres Potentes 50+)

18/08 – Início do ciclo “Papo aberto” sobre tipificação da violência nos CRAS

               Cras Central – 10h

               Cras Jardim Esperança – 14h

18/08 – Blitz Maria da Penha + MULHER

               Jardim Esperança –   15h às 16h

19/08 – CRAS Manoel Corrêa – 14h

20/08 – CRAS Monte Alegre – 10h

                CRAS Jacaré – 14h

21/08 – Início das Ações nas Escolas 5º ao 9º ano – TAMOIOS

23/08 (sábado) – Seminário de Defesa Pessoal: MULHER + ESPORTE

                                Ginásio Poliesportivo Tamoios – 09h às 12h

24/08 – Passeio Ciclístico 8h – Praia do Forte

               Largada: Praça da Cidadania

              Apoio: Associação de Ciclistas de Cabo Frio (ACICAF)

25/08 – Continuidade do ciclo Papo Aberto sobre tipificação da violência nos CRAS

               CRAS Tamoios – 10h

               CRAS Botafogo – 14h

25/08 – Blitz Maria da Penha + MULHER

              Tamoios 15h às 16h – Em frente ao Shopping Unapark

26/08 – Encerramento do Papo aberto sobre tipificação da violência nos CRAS

               CRAS Maria Joaquina – 10h

26/08 – Ação Educativa nas Escolas – 5º ao 9º ano

29/08 – Ação Conjunta Mulher, Assistência Social e Esporte

               Itajuru  – 9h Às 12h

30/08 – Encerramento do Agosto Lilás – 8h

               Orla das Palmeiras

               Seminário de Defesa Pessoal

               Roda de Música ao vivo com a cantora Raylane Mendes (Colocar uma chamada: tragam suas cangas e cadeiras de praia para curtir a roda de música ao vivo).

Fotos

Veja Também

Feira Quilombola encerra o ano com celebração de arte, cultura e gastronomia

13/12/2025

Graduação de jiu-jitsu celebra evolução dos alunos do projeto Cidadão do Futuro

13/12/2025

Cursos gratuitos qualificam mulheres de Tamoios

13/12/2025

Operação coíbe perturbação do sossego e resulta em prisão por porte ilegal de arma em Cabo Frio

13/12/2025

Cabo Frio realiza o IV Encontro da Gestão do Trabalho e Educação Permanente dos Trabalhadores do SUAS

13/12/2025

Assistência Social apresenta balanço das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em 2025

12/12/2025