Pular para o conteúdo
  • Home
  • Educação
  • Cabo Frio realiza Seminário de Educação Escolar Quilombola em parceria com a UFF e o MEC

Cabo Frio realiza Seminário de Educação Escolar Quilombola em parceria com a UFF e o MEC

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Evento discute identidade, ancestralidade e práticas pedagógicas antirracistas com docentes e não docentes da rede municipal
IMG-20250627-WA0012

Estão abertas até o dia 1º de julho as inscrições para o Seminário Municipal de Educação Escolar Quilombola, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC). O evento será realizado no próximo sábado (5) das 8h às 13h, no auditório da SEME.

Voltado para servidores docentes e não docentes da rede municipal de ensino, estudantes universitários, comunidade quilombola e alunos do curso normal o seminário tem como principal objetivo fortalecer os vínculos entre as escolas e as comunidades quilombolas da cidade, promovendo diálogos sobre a valorização da identidade quilombola, a construção coletiva da Educação Escolar Quilombola (EEQ) e a implementação de práticas pedagógicas antirracistas.

A programação começa às 7h30 com o credenciamento dos participantes. A partir das 8h, será realizada a abertura oficial, seguida de duas mesas de debate. A Mesa 1, intitulada Saberes Quilombolas, discutirá os saberes ancestrais, tradições, práticas culturais e formas de resistência das comunidades quilombolas de Cabo Frio. Já a Mesa 2, com o tema Educação Escolar Quilombola e Educação Antirracista, abordará a EEQ como direito, política pública e prática pedagógica nas escolas.

Encerrando a manhã, os participantes poderão vivenciar oficinas temáticas entre 11h e 12h30, com foco na cultura quilombola, estratégias de valorização da identidade e experiências práticas de ensino voltadas para o respeito à diversidade e à ancestralidade.

As inscrições devem ser realizadas até as 16h do dia 1º de julho, por meio do link: https://forms.gle/oR4YGJkq6LpDth4m7. Os participantes receberão a confirmação por e-mail, conforme os dados informados no formulário.

O seminário marca um passo importante na construção de uma educação pública mais inclusiva e enraizada nos saberes quilombolas locais, ampliando o diálogo com os territórios tradicionais de Cabo Frio e somando esforços à busca por equidade educacional em todo o município.

Veja Também

Assistência Social apresenta balanço das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em 2025

12/12/2025

COMSERCAF inicia Operação Verão com reforço na coleta e limpeza em toda a cidade

12/12/2025

Prefeitura de Cabo Frio entrega crachás aos ambulantes na próxima quarta (17)

12/12/2025

Cabo Frio oficializa segundo selo internacional do Programa Bandeira Azul com hasteamento inédito na Praia do Foguete

11/12/2025

Cabo Frio fecha os 21 dias de ativismo com destaque às ações de proteção

11/12/2025

Cabo Frio participa de encontro para promoção de benefícios para pessoas com deficiência

11/12/2025