A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, marcou presença no 1º Encontro Estadual do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa de Regularização Ambiental (PRA). O evento aconteceu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, nesta segunda (1) e terça-feira (2), sob a organização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
A programação reuniu representantes de órgãos governamentais, pesquisadores, produtores rurais e membros da sociedade civil para debater avanços, desafios e diretrizes voltadas à regularização ambiental dos imóveis rurais e às políticas de restauração ecológica no Estado do Rio de Janeiro.
O evento incluiu painéis sobre avanços do CAR e novas ferramentas digitais, interoperabilidade em políticas públicas, pesquisa e assistência técnica aplicadas à regularização ambiental e Cotas de Reserva Ambiental (CRAs), incluindo o lançamento das primeiras CRAs do Brasil, etapa considerada histórica para o aprimoramento dos instrumentos de compensação ambiental.
Representaram o município os servidores da Secretaria de Meio Ambiente, Lucas Félix e Pedro Chabudé. O secretário Jailton Nogueira, reforçou o compromisso na construção de uma gestão ambiental qualificada, técnica e responsável.
“Somos um dos poucos municípios do Estado que realiza a análise do CAR em nível local. Seguimos investindo na capacitação contínua da equipe, no aperfeiçoamento dos nossos processos técnicos e no fortalecimento de políticas públicas que promovam desenvolvimento com responsabilidade, transparência e sustentabilidade. Essa troca de experiências e conhecimentos proporcionada pelo Encontro é fundamental para ampliar nossa capacidade técnica, aprimorar a implementação do CAR e do PRA e reforçar as ações que já temos promovido na cidade”, destacou.