Um museu sobre rodas que espelha a sociedade e se camufla no espaço urbano. Assim é a nova temporada do Busão das Artes, um caminhão-baú de 15 metros que se transforma em espaço expositivo e viaja pelo Brasil. Com curadoria e direção artística de Marcello Dantas, o projeto apresenta a exposição “Lixúria”, uma jornada sensorial que une arte e educação ambiental. Com entrada gratuita, a mostra ficará na Praça da Cidadania, de 7 a 9 de dezembro, das 10h às 17h.
O projeto oferece atividades abertas ao público em geral e uma programação especial para escolas públicas e privadas. Com patrocínio da Enel Rio e Sotreq, o Busão das Artes conta com apoio da Prefeitura de Cabo Frio e integra a programação cultural promovida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro em comemoração à COP30, realizada no Brasil em 2025.
A imersão começa com o próprio caminhão, que foi revestido com película espelhada que reflete o entorno, quase desaparecendo no espaço e tornando-se um espelho crítico da sociedade. Além disso, o espaço se divide em ambientes interno e externo, concebidos para provocar e surpreender o público, especialmente crianças e adolescentes, com experiências lúdicas e sensoriais.
“O lixo é um espelho do nosso comportamento. Quando olhamos para o que descartamos, enxergamos quem somos como sociedade. A ideia da exposição ‘Lixúria’ é justamente tornar esse espelho visível e provocar reflexão sobre nossos hábitos de consumo e descarte”, explica o curador Marcello Dantas.
Para o secretário municipal de Cultura, Carlos Ernesto Lopes, a chegada do Busão das Artes reforça o compromisso da cidade com a educação, a sustentabilidade e o acesso democrático à cultura.
“A arte tem o poder de sensibilizar de maneira profunda, e ‘Lixúria’ faz isso com excelência, ao convidar o público a repensar a relação com o meio ambiente. Receber essa experiência imersiva em nosso município, de forma totalmente gratuita, é uma oportunidade de aprendizado para todas as idades. A Prefeitura de Cabo Frio segue empenhada em apoiar iniciativas que unem cultura, conhecimento e cidadania, especialmente em um momento em que o mundo discute o futuro do planeta.”
O secretário de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira, ressalta que a proposta do Busão das Artes dialoga diretamente com a necessidade de fortalecer a educação ambiental e transformar hábitos a partir das novas gerações.
“A educação ambiental, vide o nosso programa municipal ‘Cabo Frio Educada’, e a pauta do lixo são temas atuais, emergentes, transversais e de suma importância para serem discutidos hoje e para o nosso futuro. Educar nossas pequenas gerações, mostrar através de ações lúdicas e presenciais, é exercitar cidadania e garantir a busca de um futuro mais saudável para o nosso ambiente e, por consequência, para todos nós. A organização está de parabéns, e estamos aqui para reforçar e ajudar”, disse.
SERVIÇO
Busão das Artes: exposição Lixúria
Local: Praça da Cidadania
Data e horário: 7 a 9 de dezembro, das 10h às 17h
Entrada gratuita
Visitas agendadas para grupos pelo e- mail lixuria@busaodasartes.com.br
