Em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, foi realizada, nesta quinta-feira (28), uma grande ação para atender à população PCD do distrito de Tamoios, na sede da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Unamar. O mutirão de serviços atendeu cerca de 120 pessoas.
O mutirão de serviços foi uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Adjunta da Pessoa com Deficiência e Autismo; do Governo do Estado, através da Subsecretaria do Estado do Rio de Janeiro de Políticas Inclusivas; e da Comissão PCD da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Entre os serviços e capacitações oferecidos para a população, houve isenção de taxa para emissão de 1ª e 2ª vias de documentos; orientação sobre o BPC/LOAS, Vale Social, e isenção de impostos para aquisição de veículos, entre outros; encaminhamento para redes socioassistenciais; e formações em Boas Práticas de Inclusão; e “Prevenção ao uso de álcool e outras drogas”.
Representando o município, estiveram presentes o secretário adjunto da Pessoa com Deficiência André Luiz Ramos, o “Gugu”, e o superintendente PCD, Anderson Macleyves.
“Historicamente, Tamoios sempre teve muita carência de serviços, então o governo vem acertando muito em ações como esta”, afirmou o Secretário Adjunto Gugu.
“E não para por aí. Estamos trazendo junto com o Estado uma edição para o distrito-sede”, complementou o Superintendente Anderson Macleyves.