O Complexo Aracy Machado recebeu, no fim de semana, os exames de graduação em taekwondo, organizados pela Liga de Taekwondo da Região dos Lagos. A atividade contou com a participação de alunos e de uma professora do Projeto Cidadão do Futuro da Guarda Civil Municipal de Cabo Frio, integrando a programação ao lado de atletas de outras academias e projetos.
No sábado (13), os alunos realizaram os exames, que passam por avaliação técnica e somatória de pontos, feita por mestres e grão-mestres da modalidade. Após essa análise, são definidos os alunos aprovados em cada graduação. Ao todo, 52 alunos prestaram exame, com a participação de seis mestres e 12 faixas-pretas, totalizando 70 taekwondistas envolvidos no evento.
Representando o Projeto Cidadão do Futuro, participaram um aluno faixa amarela, que realizou exame para a faixa amarela ponta verde; cinco alunos faixa amarela ponta verde, que prestaram exame para a faixa verde; além de dois alunos faixa branca, que realizaram exame para a faixa branca ponta amarela.
A entrega das faixas dos alunos do Projeto Cidadão do Futuro aprovados no exame será realizada nesta terça-feira (16), às 16h, na sede da Guarda Civil Municipal de Cabo Frio.
A inspetora-adjunta da Guarda Civil Municipal, Danielle Rabelo, coordenadora do Grupamento da Ronda Escolar e de Instrução, anteriormente faixa-preta 2º dan, também foi aprovada em seu exame para o 3º dan. “O exame avalia não só a técnica, mas também disciplina, respeito e dedicação, valores que os alunos levam para dentro e fora do dojô”, destacou a professora, que quebrou sete telhas com a mão de uma só vez.
O taekwondo é uma arte marcial de origem coreana que trabalha disciplina, autocontrole, respeito e condicionamento físico, contribuindo para a formação esportiva e cidadã dos praticantes.









