Pular para o conteúdo

Cursos gratuitos qualificam mulheres de Tamoios

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
As atividades na carreta do empreendedorismo continuam até sexta-feira (19), na porta do Ginásio Poliesportivo
Cursos gratuitos qualificam mulheres de Tamoios (8)

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria-Adjunta de Políticas Públicas da Mulher, promove, até (19), inscrições para os cursos gratuitos de empreendedorismo para mulheres a partir dos 15 anos de idade. A Caravana + Qualifica Rio está estacionada na praça do Ginásio Poliesportivo de Tamoios, com o objetivo de abrir portas para novas possibilidades e preparar mulheres para o mercado de trabalho. A carreta estará aberta ao público até o dia 19 de dezembro, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.

A Caravana é uma parceria com o Governo Federal, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e com o Instituto Brasileiro de Responsabilidade Socioambiental, Ciência, Tecnologia e Inovação (Ibratec).

A iniciativa de capacitação veio para atender mulheres jovens e adultas, no estado do Rio de Janeiro. Com foco em inclusão, autonomia feminina e geração de renda, o projeto oferece cursos voltados para mulheres a partir de 15 anos, nas seguintes áreas: Empreendedorismo; Empreendedorismo para Delivery; Maquiagem; Trança; e Inclusão Digital.

A carreta é uma unidade móvel equipada para oferecer qualificação profissional de alta qualidade. Com foco na autonomia econômica das mulheres, a programação inclui cursos com aulas práticas e emissão de certificado. Desde segunda-feira (8), mais de 100 mulheres já participaram dos cursos gratuitos.

Cristiane Santos, de 47 anos, faz planos para trabalhar por conta própria. Ela fez o curso de maquiagem e o de trança.

Para a secretária-adjunta da Mulher, Bárbara Caetano, o aprendizado adquirido nos cursos e os certificados vão ampliar oportunidades de geração de renda, fortalecer a autonomia feminina e incentivar a inclusão produtiva para as mulheres.

“Investir na qualificação das mulheres é uma estratégia direta para transformar realidades. Quando oferecemos formação gratuita e de qualidade, damos condições para que essas mulheres conquistem independência financeira e novas oportunidades”, concluiu Bárbara Caetano.

Fotos

Fotos: Mari Ricci/Cogecom

Veja Também

Cabo Frio fica em segundo lugar em ações do Programa Saúde na Escola no estado do Rio

03/02/2026

Câmara de Cabo Frio inicia ano legislativo com reconhecimento ao legado social de Aline Rabelo Rangel Azevedo

03/02/2026

Praia do Forte celebra fé e tradição na 20ª edição do “Presente às Águas”, em Cabo Frio

03/02/2026

Cabo Frio mantém ações de ordenamento e preservação ambiental nas praias

03/02/2026

Cabo Frio define planejamento integrado de segurança para o Carnaval 2026

02/02/2026

Cabo Frio realiza treinamento para utilização da nova plataforma de licenciamento digital

02/02/2026