Pular para o conteúdo
  • Home
  • Destaque
  • Cabo Frio oficializa segundo selo internacional do Programa Bandeira Azul com hasteamento inédito na Praia do Foguete

Cabo Frio oficializa segundo selo internacional do Programa Bandeira Azul com hasteamento inédito na Praia do Foguete

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Município celebra nova conquista ambiental e amplia o número de praias certificadas na temporada 2025/2026
Bandeira azul foguete-193

Cabo Frio segue fazendo história na temporada 2025/2026 do Programa Bandeira Azul. Pela primeira vez, a Praia do Foguete recebeu o hasteamento da bandeira que simboliza a conquista do selo internacional, certificação que coloca a cidade no ranking das praias mais bem avaliadas do país. A cerimônia marcou a segunda celebração oficial do município neste ciclo, iniciado pela Praia do Peró, que conquistou sua oitava certificação consecutiva. Nesta temporada, Cabo Frio celebra ainda mais uma certificação inédita na Praia do Pontal do Peró, com cerimônia marcada para a próxima segunda-feira (15), às 9h.

Durante o evento desta quinta-feira (11) na Praia do Foguete, autoridades municipais e representantes da sociedade civil celebraram a conquista inédita do selo concedido pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE). O Programa Bandeira Azul reconhece praias em todo o mundo que atendem rigorosos critérios de qualidade da água, gestão ambiental, segurança, serviços e educação ambiental.

Em seu discurso, o prefeito Dr. Serginho ressaltou a importância do reconhecimento internacional e do trabalho integrado realizado no Foguete. “É um momento de muita alegria celebrar essa segunda certificação da cidade e a primeira na Praia do Foguete, que continua linda, assim como Cabo Frio. Essa certificação tem um valor diferencial pela singularidade da nossa cidade, que eu costumo dizer e volto a repetir, é a cidade mais bonita do mundo. Eu queria agradecer muito à sociedade civil, a toda equipe da Bandeira Azul e a cada secretaria que trabalhou intensamente para trazer o ordenamento para cá e elevar o nome de Cabo Frio para todo o mundo, preservando aquilo que a gente tem de melhor, que é a beleza natural. A gente tem trabalhado muito pela cidade, começamos a iluminação de toda a Estrada do Foguete e vamos continuar avançando para preservar o que é nosso e desenvolver a cidade cada vez mais”, destacou.

A solenidade também foi marcada pela entrega de certificados de menção honrosa aos parceiros locais do programa, entre eles lideranças comunitárias, empresários, educadores, comerciantes e colaboradores municipais da Equipe Verde da Secretaria de Meio Ambiente e da Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio (Comsercaf), entre outros.

O secretário de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira, também destacou o esforço coletivo. “Tenho um carinho imenso pela Praia do Foguete, e essa é mais uma filha para Cabo Frio, ao lado da Praia do Peró, que já tem oito anos de Bandeira. Agradeço imensamente ao prefeito por convocar todas as secretarias para essa missão, aos nossos colaboradores e parceiros que trabalharam aqui dia e noite. O resultado é esse, a transformação da praia, atendendo aos critérios do programa, com todo o regramento jurídico necessário, a limpeza, a educação ambiental e o ordenamento, que são fundamentais para a conquista e manutenção da Bandeira Azul na praia. É uma nova história que estamos iniciando e um trabalho contínuo de ordenamento, que vamos reforçar”, afirmou.

Para a coordenadora local do Programa Bandeira Azul, Luísa Rieth, o selo promove organização e participação social na gestão da praia. “A Bandeira Azul é uma oportunidade de organizar a praia, estabelecer espaços definidos, ampliar a sinalização, garantir mais contentores para resíduos e promover uma gestão sustentável. Com o Comitê Gestor de Praia, moradores, empresários e o poder público debatem juntos melhorias e avanços. O que vemos hoje é fruto desse trabalho coletivo, de praticamente todas as secretarias, aliado ao engajamento da sociedade civil. Sem essa união, não haveria certificação. Estamos muito felizes em celebrar essa primeira conquista da Praia do Foguete”, disse.

Representando os moradores, o presidente da Associação do Bairro Foguete, Jemerson Silva, reforçou a importância da parceria com a Prefeitura. “Estamos aqui para prestigiar essa conquista que é de todos. Tivemos grande adesão da população às reuniões e aos projetos de limpeza, e houve muito trabalho em conjunto. A Bandeira Azul traz um turismo de qualidade, organização e melhorias que o bairro precisava. Agora, nosso papel é manter o legado: cuidar, fiscalizar e denunciar quando necessário. A associação e os moradores são os olhos da praia, e a parceria com a Prefeitura foi nota 10. Agradeço, em nome da comunidade, a todos os órgãos que tornaram isso possível”, afirmou.

Atuante na Praia do Foguete há mais de cinco anos, o ambulante Julian Benício celebrou o impacto positivo da certificação no dia a dia dos comerciantes locais. “A Bandeira Azul é algo muito positivo para todos nós. A visibilidade melhora, os clientes valorizam mais a praia e isso atrai mais turistas. Com a praia bem cuidada, aumenta também o número de banhistas e melhora também para nós, que trabalhamos na praia”, comentou.

Participaram do evento os secretários municipais de Governo, Vitor Escapini; de Serviços Públicos, Jeferson Vidal; de Cultura, Carlos Ernesto; de Mobilidade Urbana, Kiko Jorge; de Segurança e Ordem Pública, coronel Leandro Carvalho; de Fazenda, Kleber Ferreira; de Saúde, Beatriz Trindade; e de Educação, Alessandro Teixeira; o secretário adjunto de Licenciamento e Fiscalização, Vitor Sá; o secretário adjunto de Relações Institucionais, Gustavo Rosa; a secretária-adjunta da Mulher, Bárbara Caetano; a coordenadora-geral de Comunicação, Ciça Bianco; o presidente da Comsercaf, Jehann Costa; o vereador Alfredo Gonçalves; o diretor-presidente da Prolagos, Sinval Andrade; o comandante do 18º Grupamento de Bombeiros Militar, tenente-coronel Eduardo Borges; a gestora ambiental do Instituto Escola do Mar (IEMAR), Paloma Arias; além de representantes da Superintendência de Pesca, Guarda Civil Municipal, Grupamento Operacional de Praia e Guarda Marítima e Ambiental.

Também estiveram presentes representantes da Associação de Moradores do Foguete (AMO.Foguete), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Veiga de Almeida (UVA), concessionária Prolagos, Pousada Albatroz, Instituto Escola do Mar (IEMAR), Corpo de Bombeiros e Pousada do Albatroz, que compõem o Comitê Gestor Bandeira Azul da Praia do Foguete.

Confira a próxima cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul em Cabo Frio, temporada 2025/2026:

Praia do Pontal do Peró
15 de dezembro de 2025 (segunda-feira)
Horário: 9h
Local: Rua Pitanga, segunda entrada da praia

Fotos

Fotos: Wislei Rabello/Cogecom

Veja Também

Assistência Social apresenta balanço das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em 2025

12/12/2025

COMSERCAF inicia Operação Verão com reforço na coleta e limpeza em toda a cidade

12/12/2025

Prefeitura de Cabo Frio entrega crachás aos ambulantes na próxima quarta (17)

12/12/2025

Cabo Frio oficializa segundo selo internacional do Programa Bandeira Azul com hasteamento inédito na Praia do Foguete

11/12/2025

Cabo Frio fecha os 21 dias de ativismo com destaque às ações de proteção

11/12/2025

Cabo Frio participa de encontro para promoção de benefícios para pessoas com deficiência

11/12/2025