Pular para o conteúdo
  • Home
  • Destaque
  • Prefeitura de Cabo Frio e Ministério do Turismo assinam termo de cooperação técnica para ampliar fiscalização de serviços turísticos

Prefeitura de Cabo Frio e Ministério do Turismo assinam termo de cooperação técnica para ampliar fiscalização de serviços turísticos

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Parceria permite que o município amplie a fiscalização do CADASTUR e fortaleça a qualidade dos serviços turísticos
Prefeitura de Cabo Frio e Ministério do Turismo assinam termo de cooperação técnica para ampliar fiscalização de serviços turísticos (2)

Fortalecendo as medidas que buscam uma prestação de serviços turísticos com cada vez mais qualidade e confiabilidade em Cabo Frio, a Prefeitura e o Ministério do Turismo assinaram um termo de cooperação técnica para descentralizar a fiscalização do Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (CADASTUR). Com essa oficialização, agentes fiscais de turismo estarão aptos para realizar a fiscalização, de acordo com as normas de segurança e boas práticas do Ministério do Turismo.

A fiscalização do cumprimento dessa exigência já tem sido feita pelo Mtur. Com esse termo de cooperação, as atividades serão ampliadas, delegando aos municípios turísticos de maior relevância a responsabilidade por orientar, fiscalizar e instaurar processos administrativos relativos ao cadastro.

Para atender a essa ampliação, os agentes municipais de turismo foram capacitados em teoria e prática para a atividade nos locais.

“Como técnicos, temos essa percepção do quanto essa capacitação para a descentralização é importante não apenas para o turismo, que é transversal, como para diversas outras áreas. Com esse fortalecimento, toda a cadeia do turismo será beneficiada, não apenas quem está trabalhando na ponta, como os prestadores”, disse Luane Ferreira, turismóloga e superintendente de Turismo.

O Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (CADASTUR) é o sistema oficial de registro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo. Além de ser obrigatório para segmentos definidos na Lei 11.771/2008, o cadastro assegura vantagens competitivas e constitui uma fonte confiável de informações para turistas e gestores públicos.

“A descentralização que estamos fazendo com Cabo Frio é de extrema importância, uma vez que o município conhece suas especificidades e identifica as demandas. Em benefícios, ganha a cidade e ganha o turista com qualidade de atendimento, receptivo e melhor serviço prestado”, destacou Marilene Pires, agente fiscal de Turismo do MTur.

Fotos

Fotos: Mari Ricci/Cogecom

Veja Também

Palácio das Águias recebe a exposição coletiva “Os pincéis, o Natal e a paleta”

05/12/2025

Prefeitura de Cabo Frio interdita clínica de estética que funcionava irregularmente na Vila Nova

04/12/2025

Guarda Civil Municipal recebe palestra com especialistas em segurança para a Ronda Ostensiva Municipal

04/12/2025

Prefeitura de Cabo Frio executa melhorias na drenagem da Rua 19, no Parque Burle

04/12/2025

Educação de Cabo Frio atualiza sistema e organiza matrícula para 2026

04/12/2025

Prefeitura de Cabo Frio e Ministério do Turismo assinam termo de cooperação técnica para ampliar fiscalização de serviços turísticos

04/12/2025