Pular para o conteúdo
  • Home
  • Destaque
  • Prefeitura de Cabo Frio reforça combate à ocupação irregular na Rua do Carmo, no Jacaré

Prefeitura de Cabo Frio reforça combate à ocupação irregular na Rua do Carmo, no Jacaré

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Fiscalização Ambiental conduziu nova operação no local; seis sapatas abertas ilegalmente foram aterradas
IMG-20251117-WA0130

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, realizou, nesta segunda-feira (17), uma nova ação de fiscalização na Rua do Carmo, no bairro Jacaré, dando continuidade à operação iniciada na semana passada para coibir ocupações irregulares em área pública.

Durante a primeira vistoria, as equipes já haviam identificado o início de uma intervenção irregular em uma servidão pública, onde já haviam sido executadas seis sapatas de concreto — etapa inicial para erguer estrutura vertical destinada à construção de quitinetes. A informação levantada pelos fiscais apontava que a área seria utilizada para a edificação de um pequeno prédio multifamiliar, o que ampliaria significativamente a irregularidade.

Para impedir a consolidação da obra, a Fiscalização Ambiental realizou o tamponamento das sapatas, com o auxílio de colaboradores e maquinário da Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio (Comsercaf), visando a recompor o solo e eliminar os elementos estruturais já iniciados. A ação também contou com o apoio de equipes da Fiscalização Fundiária, Guarda Marítima e Ambiental e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), da Guarda Civil Municipal.

A etapa complementa a operação anterior, quando os responsáveis foram notificados e tiveram a execução da obra imediatamente embargada. A área continuará sob monitoramento para evitar o retorno das atividades e prevenir novas tentativas de ocupação indevida.

O secretário de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira, reforçou a importância do rigor técnico nas ações de controle urbano.

“A atuação integrada das equipes é fundamental para impedir que áreas públicas sejam ocupadas sem autorização. Quando identificamos estruturas iniciais, como fundações ou sapatas, procedemos ao embargo e à desmobilização para evitar que a obra avance. Nosso compromisso é garantir o cumprimento da legislação e assegurar que o município se desenvolva dentro dos parâmetros legais e ambientais”, afirmou.

Denúncias sobre ocupações irregulares ou outras infrações ambientais podem ser enviadas à Secretaria de Meio Ambiente pelo e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br, pelo telefone (22) 3199-1313 ou, ainda, pelo nº 153, da Guarda Marítima e Ambiental.

Fotos

Veja Também

Prefeitura de Cabo Frio realiza medição de ruído em câmara frigorífica de supermercado no Braga

06/12/2025

Tamoios recebe cursos gratuitos para o empreendedorismo feminino

06/12/2025

Dragagem da Lagoa de Araruama tem início na Praia do Siqueira, em Cabo Frio

05/12/2025

Guarda Civil Municipal realiza palestra da Campanha do Laço Branco dentro dos 21 Dias de Ativismo

05/12/2025

Estudantes de Medicina levam atividades para idosos do Centro de Convivência

05/12/2025

Cabo Frio dá início ao Projeto Verão com forças de segurança atuando de forma integrada

05/12/2025