Pular para o conteúdo
  • Home
  • Destaque
  • Secretaria de Meio Ambiente inaugura viveiro de espécies nativas do manguezal no Horto Municipal

Secretaria de Meio Ambiente inaugura viveiro de espécies nativas do manguezal no Horto Municipal

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Iniciativa pioneira integra as ações do programa “Cabo Frio Educada” visando à recuperação de áreas degradadas no município
Viveiro de mudas (65)

A Prefeitura de Cabo Frio deu mais um passo importante em prol da preservação da biodiversidade local. Foi inaugurado oficialmente, nesta terça-feira (11), o viveiro de espécies nativas do manguezal, uma iniciativa pioneira da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, instalado no Horto Municipal Antônio Ângelo Trindade Marques, no bairro Portinho.

O evento contou com a participação especial de alunos do quinto ano da Escola Municipal Domingos Gouvêa, que puderam conhecer de perto o processo de produção e aclimatação de mudas destinadas à recuperação de áreas degradadas e à preservação das zonas costeiras da cidade.

No local são cultivadas espécies de mangue-vermelho (Rhizophora mangle), mangue-branco (Laguncularia racemosa), mangue-preto (Avicennia schaueriana) e mangue-de-botão (Conocarpus erectus), que formam a base dos manguezais da região e desempenham papel fundamental na proteção da linha de costa, na retenção de sedimentos, na filtragem de poluentes e como berçários naturais para peixes, crustáceos e moluscos.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira, o viveiro foi estruturado com foco na sustentabilidade e na inovação, reforçando o compromisso da gestão com ações de recuperação ambiental e reaproveitamento de materiais. “Esse é um trabalho que a gente vem implementando por meio do programa ‘Cabo Frio Educada’, voltado à produção de mudas nativas e, agora, especificamente, de espécies de mangue. Além da recuperação ambiental, o viveiro tem uma proposta sustentável. Estamos reaproveitando lonas de eventos municipais, como Carnaval e outras datas comemorativas, para compor a estrutura e o sistema de retenção de água dos canteiros. Nada é descartado, mas reaproveitado para fortalecer o ciclo de sustentabilidade. Toda a sociedade pode se envolver e participar, nos ajudando a divulgar, cuidar e colaborar com as ações de preservação do nosso patrimônio natural”, destacou.

Durante a programação, os estudantes também realizaram uma visita guiada ao meliponário, espaço destinado à criação de abelhas sem ferrão, e ao orquidário do Horto, que abriga espécies nativas e exóticas cultivadas em ambiente controlado, uma oportunidade para compreender a diversidade e o valor ecológico da flora local. A manhã de atividades envolveu, ainda, o plantio de mudas e apresentação do programa “Cabo Frio Educada”, que promove ações contínuas de educação ambiental, arborização, reflorestamento e sinalização educativa por toda a cidade.

A professora de Língua Portuguesa Karla Marano, que acompanhou a visita dos alunos, destacou o caráter educativo e transformador da atividade. “A visita ao Horto Municipal com os alunos do 5º ano da Escola Municipal Domingos Gouvêa foi um momento de grande aprendizado e conscientização. A atividade proporcionou aos estudantes a oportunidade de vivenciar, na prática, a importância da preservação do meio ambiente e do cuidado com as plantas nativas. A parceria com a Secretaria de Meio Ambiente foi fundamental para tornar essa experiência enriquecedora, despertando nas crianças o senso de responsabilidade, respeito e amor pela natureza”, afirmou.

Dentre os alunos participantes esteve a jovem Maria Luísa de Oliveira, de 11 anos de idade. “Eu achei muito importante e muito legal também trazer as crianças para conhecer o Horto, porque a gente já vai crescendo sabendo a importância de cuidar da natureza. A gente aprende como se planta, de onde vêm os nutrientes, e também se diverte mexendo na terra”, contou.

O Horto Municipal de Cabo Frio fica localizado na Avenida Henrique Terra, s/n, no bairro Portinho, e está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fotos

Fotos: Wisley Rabello/Cogecom

Veja Também

1ª edição do ano da Feira de Adoção Animal acontece neste sábado (17) em Cabo Frio

14/01/2026

Educação divulga classificação final do processo de realocação de profissionais readaptados

14/01/2026

Prefeitura de Cabo Frio realiza manutenção em sistema de drenagem urbana

14/01/2026

Cabo Frio intensifica trabalho de recuperação de espécies nativas

14/01/2026

Educação divulga classificação parcial e primeiro grupo de convocados do Processo Seletivo

14/01/2026

Verão 2026: Prefeitura de Cabo Frio prepara a cidade para receber eventos de lazer e esporte

14/01/2026