Os preparativos para o início da nova temporada do Programa Bandeira Azul seguem avançando em Cabo Frio. Nesta terça-feira (4), o secretário de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira, se reuniu com o comandante do 18º Grupamento de Bombeiros Militar (18º GBM), tenente-coronel Eduardo Borges, para alinhar a logística de operação e segurança nas praias certificadas do município: Peró, Pontal do Peró e Foguete. O encontro também contou com a presença da coordenadora local do programa, Luísa Rieth.
A reunião teve como objetivo definir ações conjuntas para garantir o cumprimento dos critérios exigidos pela certificação internacional, que reconhece praias, marinas e embarcações que atendem a rigorosos padrões de qualidade ambiental, segurança, acessibilidade e educação ambiental.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira, o trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros é fundamental para garantir a segurança e a manutenção da qualidade ambiental das praias.
“Estamos unindo esforços, poder público, Corpo de Bombeiros, moradores e empreendedores, para assegurar que nossas praias certificadas ofereçam uma experiência de qualidade, segurança e consciência ambiental para todos os banhistas”, afirmou.
Durante o encontro, foi discutido o planejamento dos pontos de apoio de salvamento e primeiros socorros. Também foram abordados os preparativos para a cerimônia de hasteamento das Bandeiras Azuis, em dezembro, que marca o início da temporada 2025/2026. Cabo Frio integra o seleto grupo de cidades fluminenses com três praias aprovadas pelo Júri Internacional do Programa Bandeira Azul.
O comandante do 18º GBM, tenente-coronel Eduardo Borges, destacou a importância da parceria entre as instituições.
“Foi uma reunião bastante proveitosa, na qual esperamos colher frutos pensando num melhor atendimento à população e ao meio ambiente”, destacou.