Pular para o conteúdo
  • Home
  • Destaque
  • Cabo Frio realiza palestra de conscientização em alusão ao Outubro Rosa

Cabo Frio realiza palestra de conscientização em alusão ao Outubro Rosa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Encontro reuniu mais de 200 pessoas e ofereceu informações sobre formas de prevenção e autocuidado contra o câncer de mama
IMG_2145

A Secretaria de Assistência Social, por meio da Secretaria Adjunta da Família e Juventude, realizou, nesta quarta-feira (8), uma palestra com o objetivo de conscientizar sobre o câncer de mama. A ação integra o calendário de atividades da programação do evento “Cabo Frio Celebra Rosa 2025”, em alusão ao Outubro Rosa.

O evento aconteceu no auditório da Igreja Metodista, na região central da cidade e contou com a presença de mais de 200 pessoas, entre autoridades, representantes da sociedade civil, além de estudantes da rede pública de ensino de Cabo Frio.

Com o tema, “Cabo Frio Celebra Rosa! Prevenção é o ano inteiro. Um dia de cada vez”, a idealizadora do evento, a superintendente de acolhimento da paciente oncológica de Cabo Frio, Luiza Maria, falou sobre a importância do diagnóstico precoce. Ex-paciente oncológica, ela compartilhou como foi diagnosticada com câncer de mama, o que a levou procurar ajuda médica para o tratamento da doença.

O ponto alto do evento foi a palestra conduzida pela médica mastologista Thereza Cypreste, fundadora da Associação dos Amigos da Mama de Niterói (Adama), que falou sobre os mitos e verdades sobre o câncer de mama.

Durante a palestra, ela alertou que o Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê, ainda para este ano, 74 mil novos casos de câncer de mama. A mastologista reforçou a importância do diagnóstico precoce para salvar vidas.

“Quero que as mulheres levem para seus familiares e amigas as informações para que todos busquem realizar seus exames e autoexame periodicamente. É fundamental que as pessoas saibam que o câncer de mama também atinge homens, bem como idosas e mulheres grávidas. Não há distinção. Os exames precisam estar em dia e qualquer suspeita é importante que se procure atendimento”, explicou.

A mamografia é reconhecida como a principal ferramenta para identificar a doença em estágios iniciais, aumentando consideravelmente as chances de tratamento eficaz e cura, concluiu Thereza Cypreste.

“O encontro foi planejado para proporcionar um momento de reflexão, orientação e valorização da saúde das mulheres, reforçando o compromisso com a saúde e bem-estar, além da disseminação de uma cultura de prevenção e autocuidado entre todas”, disse o secretário adjunto da Família e Juventude, Rogério Fernandes.

Fotos: Wislei Rabello

Fotos

Fotos: Wislei Rabello/ COGECOM

Veja Também

“O Canto do Forte” leva música e arte ao Forte São Mateus

14/01/2026

1ª edição do ano da Feira de Adoção Animal acontece neste sábado (17) em Cabo Frio

14/01/2026

Educação divulga classificação final do processo de realocação de profissionais readaptados

14/01/2026

Prefeitura de Cabo Frio realiza manutenção em sistema de drenagem urbana

14/01/2026

Cabo Frio intensifica trabalho de recuperação de espécies nativas

14/01/2026

Educação divulga classificação parcial e primeiro grupo de convocados do Processo Seletivo

14/01/2026