A Secretaria de Saúde de Cabo Frio, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, realizou nesta segunda-feira (18) uma grande mobilização de combate à tuberculose na Praça Agenor dos Santos, no Jardim Esperança. A ação do Agosto Laranja ofereceu atendimentos gratuitos, orientações sobre prevenção e tratamento da doença infectocontagiosa, além da realização de testes rápidos.
No total, quase 200 pessoas foram atendidas: 168 testes rápidos, 103 aferições de pressão arterial, 77 aferições de glicemia e três baciloscopias para tuberculose.
Durante o evento, equipes de saúde reforçaram informações sobre os principais sintomas da tuberculose – tosse persistente, febre vespertina, sudorese noturna e perda de peso – lembrando que a doença também pode evoluir de forma silenciosa. Atualmente, 129 moradores do município estão em tratamento.
“Estamos no processo de descentralização. Qualquer pessoa que apresentar sintomas, como tosse por três semanas ou mais, pode procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar o teste. Não é necessário agendamento, os exames são de livre demanda e os primeiros resultados saem em até três dias. O tratamento é gratuito, feito pelo SUS, com duração mínima de seis meses”, explicou Julia Almeida, biomédica e supervisora do Laboratório Municipal de Saúde Pública.
A Secretaria de Saúde reforça que quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de cura e menores os riscos de transmissão.
Fotos: Wislei Rabello/SECOM