Estimular a amamentação é importante para a saúde não só do bebê, mas também da mamãe. Para o bebê, o leite materno protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias, além de diminuir o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, entre outros. Já para as mamães, amamentar reduz os riscos de câncer de colo do útero, mama e ovário. Por isso, estimular a amamentação é tão importante para a saúde pública, e a Secretaria de Saúde promove capacitações nas unidades.
Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde estão sendo capacitados em Cabo Frio e Tamoios. O Agosto Dourado é o mês de conscientização sobre a importância do aleitamento materno, e a campanha é simbolizada pela cor dourada, que representa o padrão ouro de qualidade do leite materno. A capacitação busca incentivar e promover o aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê e sua continuidade até os dois anos ou mais.
A campanha nas unidades básicas busca combater a desinformação sobre o aleitamento materno e promover um ambiente de apoio e acolhimento para as mães que amamentam.
“Essa capacitação traz ganhos para toda a equipe e benefícios para a comunidade. Contribui para o desenvolvimento dos profissionais e fortalece os laços entre a rede de saúde e as mães atendidas nas nossas unidades”, informou Camila Teixeira Vidal, coordenadora de Enfermagem da Atenção Básica.
O leite materno, entre vários benefícios, também contribui para a redução dos custos do sistema de saúde, minimizando o tratamento de doenças na infância e em outras fases da vida. Além disso, é um aliado na melhoria da nutrição, educação e saúde da sociedade. O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais e indica que o leite materno deve ser o único alimento até os seis meses. Quanto mais tempo de amamentação, melhor para o bebê e para a mamãe, pois, além de tudo, a amamentação fortalece o vínculo entre eles.