Pular para o conteúdo
  • Home
  • Educação
  • Cabo Frio realiza seminário com comunidades quilombolas e educadores

Cabo Frio realiza seminário com comunidades quilombolas e educadores

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Evento marca fortalecimento da educação escolar quilombola no município e promoção da equidade nas práticas pedagógicas
IMG_20250705_101226374_HDR

No último sábado (5), a Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio promoveu o Seminário Municipal de Educação Escolar Quilombola, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC). O evento aconteceu no auditório da SEME e reuniu servidores da rede municipal, estudantes universitários, alunos do curso normal, além de representantes das comunidades quilombolas do município.

O seminário teve como foco o fortalecimento das conexões entre as unidades escolares e os territórios tradicionais, promovendo a valorização da identidade quilombola e o estímulo a práticas pedagógicas antirracistas no ambiente escolar.

Com representatividade ativa dos quilombos Botafogo, São Jacinto, Maria Romana, Maria Joaquina, Preto Forro e Fazenda Espírito Santo, a programação foi marcada por momentos de partilha, escuta e celebração dos saberes ancestrais. Logo no início da manhã, os participantes foram recebidos com um Café Quilombola preparado com alimentos produzidos nas próprias comunidades.

O evento contou com a presença de representantes das comunidades quilombolas, da Secretaria Municipal de Educação (SEME), das cidades de Búzios, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, além de coletivos, pesquisadores, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UFF – campus Rio das Ostras, e a Superintendência de Igualdade Racial de Cabo Frio.

Foram realizadas mesas de debate, como: “Saberes Quilombolas”, sobre tradições, práticas culturais e resistência; e “Educação Escolar Quilombola e Educação Antirracista”, que discutiu a EEQ como direito, política pública e ação pedagógica.

Além das palestras conduzidas por representantes quilombolas, o seminário contou com oficinas práticas como “Feira Escolar Quilombola: Tem no meu quintal” e “Memória Falada: A tradição oral como ato de resistência”, entre outras atividades formativas e vivenciais. Esses espaços promoveram a troca de experiências entre educadores, estudantes e membros das comunidades.

Veja Também

Feira Quilombola encerra o ano com celebração de arte, cultura e gastronomia

13/12/2025

Graduação de jiu-jitsu celebra evolução dos alunos do projeto Cidadão do Futuro

13/12/2025

Cursos gratuitos qualificam mulheres de Tamoios

13/12/2025

Operação coíbe perturbação do sossego e resulta em prisão por porte ilegal de arma em Cabo Frio

13/12/2025

Cabo Frio realiza o IV Encontro da Gestão do Trabalho e Educação Permanente dos Trabalhadores do SUAS

13/12/2025

Assistência Social apresenta balanço das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em 2025

12/12/2025