Pular para o conteúdo
  • Home
  • Educação
  • Educação de Cabo Frio inspira redes vizinhas com ações de educação escolar quilombola

Educação de Cabo Frio inspira redes vizinhas com ações de educação escolar quilombola

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Reconhecida nacionalmente pela atuação na PNEERQ, SEME recebe visita técnica da equipe de Iguaba Grande para troca de experiências
WhatsApp Image 2025-06-30 at 17.51.47

A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio recebeu na manhã desta segunda-feira (30) a equipe da Secretaria de Educação de Iguaba Grande para uma visita técnica dedicada ao intercâmbio de experiências relacionadas à Educação Escolar Quilombola (EEQ) e à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), no âmbito da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).

Representando Iguaba, participaram do encontro a coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais, Priscilla Albuquerque, e o coordenador de História, Guilherme Cavotti. O objetivo da visita foi conhecer de perto as práticas que têm colocado Cabo Frio em destaque nacional na implementação da PNEERQ. O município foi reconhecido recentemente com o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e recebeu um aporte financeiro de R$ 200 mil pelas iniciativas desenvolvidas na área.

Durante o encontro, as professoras Juliana Pacheco e Silvia Rhoem apresentaram a estrutura de gestão das políticas públicas locais, além de compartilhar experiências no campo da educação quilombola escolar e da construção de uma educação antirracista, pautadas na valorização da diversidade e no compromisso com a equidade.

A professora Débora Ribeiro, da Supervisão de Formação Continuada, também participou da reunião, destacando a importância das formações permanentes para o fortalecimento das práticas pedagógicas e o engajamento dos profissionais da rede.

O encontro foi marcado pelo diálogo e pela cooperação entre os municípios, reforçando o papel da troca de saberes como caminho para fortalecer políticas públicas que promovam justiça social e inclusão nas escolas.

Veja Também

Feira Quilombola encerra o ano com celebração de arte, cultura e gastronomia

13/12/2025

Graduação de jiu-jitsu celebra evolução dos alunos do projeto Cidadão do Futuro

13/12/2025

Cursos gratuitos qualificam mulheres de Tamoios

13/12/2025

Operação coíbe perturbação do sossego e resulta em prisão por porte ilegal de arma em Cabo Frio

13/12/2025

Cabo Frio realiza o IV Encontro da Gestão do Trabalho e Educação Permanente dos Trabalhadores do SUAS

13/12/2025

Assistência Social apresenta balanço das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em 2025

12/12/2025