A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, em parceria com a Secretaria de Turismo, e com apoio da Guarda Marítima e Ambiental, e do Instituto Estadual do Ambiente realizou na quinta-feira (12) uma caminhada guiada à Duna Dama Branca (Duna Mãe), um dos monumentos naturais mais icônicos da Região dos Lagos.
A iniciativa faz parte das ações educativas do Programa Bandeira Azul, selo internacional de gestão ambiental que atualmente certifica três praias no município. O evento, que teve início às 16h30 com ponto de encontro na Praia do Foguete, reuniu cerca de 70 moradores e turistas em uma atividade de contemplação e conscientização.
Mais do que um passeio turístico, a trilha teve como foco a preservação do ecossistema local. Durante o percurso, os participantes receberam informações sobre o Programa Bandeira Azul e orientações sobre a importância da Duna Mãe para a biodiversidade regional. E assistiram uma apresentação de Sandboard, modalidade esportiva e uma das ferramentas aliadas à educação ambiental.
Situada no coração do Parque Estadual da Costa do Sol, a Duna Mãe conhecida pela brancura de sua areia, composta de quartzo quase puro, atua como uma barreira natural que protege as lagunas e a vegetação.
“As ações de educação ambiental são fundamentais para a manutenção da Bandeira Azul. Nosso objetivo é mostrar que é possível aproveitar as belezas naturais de Cabo Frio de forma consciente, garantindo que as futuras gerações também herdem esse patrimônio”, destaca Luísa Reith, bióloga e coordenadora local do Programa Bandeira Azul.
Do topo da duna, o grupo pôde observar o pôr do sol e o contraste geográfico da região, de um lado a imensidão o mar e do outro, as salinas e a Lagoa de Araruama.