Pular para o conteúdo

Após resgates de jiboias em Cabo Frio, Guarda Civil orienta população

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Ocorrências em diferentes bairros chamam atenção para os cuidados ao encontrar animais silvestres
WhatsApp Image 2026-02-05 at 08.59.22 (1)

Com o aumento das temperaturas neste período de verão, o aparecimento de jiboias em áreas urbanas tende a se tornar mais frequente. Nos últimos dias, a Guarda Civil Municipal de Cabo Frio, por meio do Grupamento da Guarda Marítima e Ambiental (GMA), atendeu ocorrências envolvendo esses animais, que fazem parte da fauna silvestre, em diferentes bairros do município, e orienta a população sobre como agir nessas situações.

O registro mais recente ocorreu na terça-feira (3), na Rua Cação, no bairro Peró. No local, uma jiboia de aproximadamente dois metros de comprimento foi capturada com segurança e devolvida a uma área de preservação ambiental, seguindo os procedimentos adotados pela equipe.

Outras situações semelhantes foram atendidas nos dias anteriores. No domingo (1º), no fim da tarde, a equipe foi acionada pelo Centro de Controle Operacional (CCO) para um chamado na Estrada José Ribeiro Dantas, em Campos Novos, onde o animal foi localizado no quintal de uma residência, em um pé de acerola. Já na sexta-feira (30), pela manhã, uma jiboia com cerca de 1,3 metro foi resgatada no bairro Recanto das Dunas.

Segundo a Guarda Marítima, a presença desses animais está relacionada às características ambientais de Cabo Frio, que conta com extensas áreas de restinga, fragmentos de Mata Atlântica e regiões de transição entre áreas naturais e zonas residenciais. Com o calor, as jiboias passam a se deslocar com mais frequência em busca de abrigo ou alimento.

As jiboias se alimentam principalmente de roedores, aves e pequenos animais, contribuindo para o equilíbrio ambiental, inclusive no controle natural dessas populações. A espécie não é peçonhenta e não oferece risco quando não é provocada.

De acordo com o inspetor-adjunto Ricardo Medina, responsável pela Guarda Marítima e Ambiental, a principal orientação é manter a calma. “Esses animais fazem parte do nosso ambiente e, na maioria das vezes, estão apenas em deslocamento. Não se deve tocar ou tentar capturar. O correto é manter distância e acionar a Guarda para que o resgate seja feito de forma segura”, afirmou.

Ao encontrar animais silvestres, a população deve entrar em contato com a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.

Fotos

Veja Também

Cabo Frio promove nova edição da feira de adoção de cães e gatos neste sábado (7)

05/02/2026

Prefeitura de Cabo Frio realiza manutenção na rede de drenagem do bairro Braga

05/02/2026

Cabo Frio inaugura Base do BPTur no Peró na próxima terça-feira (10)

05/02/2026

Prefeitura de Cabo Frio realiza intervenções na Rua Luiza da Cunha Marques, no Jardim Esperança

05/02/2026

Após resgates de jiboias em Cabo Frio, Guarda Civil orienta população

05/02/2026

Educação convoca candidatos do Processo Seletivo para escolha do local de atuação

04/02/2026