A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, tem realizado desde 2025 ações que visam a proteção da biodiversidade. Na terça-feira (03), agentes ambientais executaram, nas margens do Canal Palmer, o trabalho de supressão da Leucaena, espécie exótica que se reproduz rapidamente, ameaçando a fauna e a flora locais.
Durante a ação, foi aplicada a técnica de poda arquitetônica. O método direciona o desenvolvimento da planta, garantindo que ela se adapte ao ambiente urbano e ao espaço limitado, para evitar o “sufocamento” da vegetação original.
“Nosso trabalho não é apenas estético, é de manutenção do ecossistema. Ao remover uma espécie invasora e plantar uma nativa, estamos garantindo a sobrevivência e reprodução destas espécies, além de proteger o solo, e consequentemente toda cadeia viva no entorno dessas plantas”, explica o Secretário de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira.
A população também pode contribuir com as operações, enviando informações sobre áreas que necessitam deste ou de outros serviços ambientais. Basta entrar em contato pelos canais oficiais:
- E-mail: meioambiente@cabofrio.rj.gov.br
- Telefone: (22) 3199-1313