A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou na tarde desta segunda-feira (12) a reabertura do cadastro de agentes culturais do município. O encontro aconteceu no Palácio das Águias, reunindo representantes da cena cultural local e membros do Conselho Municipal de Cultura.
Além da reabertura do cadastro de agentes culturais, instrumento fundamental para o mapeamento, planejamento e execução das políticas públicas de cultura, o evento contou com a devolutiva das ações culturais e escutas realizadas ao longo de 2025. Novos investimentos, projetos e perspectivas para 2026 também marcaram o encontro.
A programação contou também com o lançamento do segundo episódio do documentário “Raízes Ancestrais”, produção da Coordenadoria-Geral de Comunicação que valoriza as identidades, memórias e manifestações culturais tradicionais do município, reforçando o compromisso da gestão com a preservação da história, do patrimônio imaterial e das raízes culturais cabo-frienses.
O primeiro episódio do documentário já está disponível no canal oficial da Prefeitura Municipal de Cabo Frio no YouTube e pode ser acessado clicando AQUI.
O cadastramento de agentes culturais segue disponível de forma on-line e pode ser realizado por meio deste LINK.
“A reabertura do cadastro de agentes culturais representou um passo estratégico para ampliar o diálogo com os agentes culturais e garantir maior transparência, participação e acesso às políticas públicas, consolidando a cultura como eixo fundamental do desenvolvimento social e econômico da cidade”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Carlos Ernesto Lopes.