Moradores e turistas lotaram a Praça da Cidadania, na Praia do Forte, na noite desta terça-feira (6), para acompanhar a tradicional Folia de Reis, manifestação cultural que mantém viva uma das mais importantes expressões da cultura popular brasileira. A celebração marcou o Dia de Reis e reuniu fé, música, tradição e identidade cultural em um dos cartões-postais mais emblemáticos da cidade.
A abertura da noite ficou por conta de um show especial da artista local Juliana Feliciano, acompanhada por João Pires, na guitarra, trazendo um repertório que dialogou com a proposta cultural e aqueceu o público.
Logo em seguida foi a vez das apresentações das Folias Estrela do Oriente e Estrela Dalva, que encantaram o público com cânticos, instrumentos tradicionais e toda a simbologia que envolve a tradição dos Reis Magos.
Para o secretário municipal de Cultura, Carlos Ernesto Lopes, a celebração representa mais do que um evento cultural, é um ato de preservação da identidade do município:
“Manter viva a Folia de Reis é preservar a memória, a fé e a história do nosso povo. Cabo Frio é uma cidade rica em tradições, e a Secretaria de Cultura tem o compromisso de valorizar essas manifestações que unem gerações, fortalecem a identidade cultural e aproximam moradores e visitantes da nossa história.”
O evento integrou a programação cultural do verão 2026 e reforça o papel da cultura como elemento de encontro, pertencimento e valorização das raízes populares em Cabo Frio.