No calendário oficial, ainda faltam alguns dias para o Natal, mas o Hospital Municipal da Mulher de Cabo Frio teve, nesta quinta-feira (18), uma tarde repleta das genuínas emoções desta época do ano. Por ação do projeto Berço Solidário, a unidade recebeu a doação de peças de enxoval para entregar às gestantes e puérperas em situação de vulnerabilidade atendidas no local.
Os voluntários entregaram cerca de 60 cueiros, além de outros itens como mantas, pares de sapatinhos, banheiras e pacotes de fraldas, frutos de doações recolhidas em instituições de ensino, como o Instituto Dominus de Educação, a Escola Menino Jesus e a Escola Laetare, além do trabalho das “idosas solidárias”, vinculadas à Secretaria da Melhor Idade.
Ressaltando o clima natalino, os voluntários do projeto “Berço Solidário” cantaram a tradicional “Noite Feliz”, emocionando pacientes, acompanhantes e funcionários do hospital. Em um lugar que simboliza a vida, o ato foi um gesto de fraternidade, acolhimento e amor ao próximo.
A diretora da unidade, Mariana Maurício, aproveitou a oportunidade para agradecer pelas doações recebidas.
“Esses presentes vão ajudar muito as nossas mães carentes, principalmente agora no final do ano, com a chegada do Natal. Então, quero agradecer a todos que estiveram aqui e puderam contribuir”, disse.
Para Vânia Azevedo, uma das lideranças do projeto, a possibilidade de entregar as doações ao hospital é um afago na alma.
“Estou muito feliz por podermos oferecer esse acalento, esse pouquinho de acolhimento e de conforto para as mães necessitadas que vão dar à luz e que não têm uma peça de enxoval”, comentou.
O projeto “Berço Solidário” começou reunindo pessoas de forma voluntária para oferecer cueiros e sapatinhos ao Hospital da Mulher, que viu nessas doações uma maneira de atrair gestantes em situação de vulnerabilidade para a realização do pré-natal. Ao irem à consulta, as futuras mamães já ganhavam de presente peças para o enxoval, incluindo cueiros e sapatinhos.