Promovido pela Defesa Civil Estadual, evento capacitou mais de 40 agentes no auditório da Prefeitura.
Representantes de todos os municípios da Baixada Litorânea do Rio de Janeiro se reuniram na manhã desta terça-feira (4), no auditório da Prefeitura de Cabo Frio, para participar do Workshop Regional “Defesa Civil Alerta”, promovido pelo órgão estadual de prevenção. Além da presença de representantes das 12 cidades da região, a capacitação contou com palestrantes do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) e do Centro de Estudos e Pesquisas em Defesa Civil (Cepedec).
Nesta edição do workshop, o tema principal foi a ferramenta para alerta de desastres via cell broadcast, novo sistema desenvolvido pela Defesa Civil Nacional para emissão de notificações emergenciais. Ao todo, mais de quarenta agentes participaram da atividade.
O evento foi aberto pelo coordenador-geral da Defesa Civil de Cabo Frio, Marcus Dothávio.
“É com muita honra que abrimos as portas da Prefeitura de Cabo Frio para receber toda a Baixada Litorânea. É importante usarmos essa ferramenta com eficiência e agirmos como multiplicadores em nossas cidades. Quando nos capacitamos, quem ganha é a população, pois fortalecemos ainda mais a Defesa Civil. Como o nosso prefeito, Dr. Serginho, sempre destaca, essa é uma tecnologia que permite maior agilidade no nosso trabalho. Nossa região está de parabéns por termos 100% de presença, com representantes de todas as cidades da nossa Regional de Defesa Civil”, afirmou.

O conteúdo do workshop começou com a palestra do tenente-coronel Marcos Basques, do Centro de Estudos e Pesquisas em Defesa Civil (Cepedec). O agente da Secretaria de Estado de Defesa Civil apresentou os indicadores de gestão de riscos de desastres e a contribuição do Cepedec-RJ para a formulação de políticas públicas.
Entre os eixos abordados estiveram infraestrutura (drenagem, contenções e desassoreamento), fortalecimento das Defesas Civis Municipais (seleção e qualificação de pessoal), Fundos de Proteção de Defesa Civil, aumento de receitas, emendas parlamentares, incentivos fiscais e projetos para captação de recursos.
O ponto alto do workshop foi a apresentação do Defesa Civil Alerta – Cell Broadcast, tema principal da atividade voltada à Regional de Defesa Civil (Redec-9) – Baixada Litorânea. O recurso foi detalhado pelo coronel Alexander Anthony Barrera, diretor do Cemaden-RJ.
O sistema utiliza antenas de telefonia celular para disparar mensagens emergenciais que se sobrepõem à tela dos aparelhos dentro da área de risco, sem necessidade de cadastro prévio. Cabo Frio já conta com essa tecnologia, reforçando as políticas de prevenção incentivadas pela gestão municipal e pela Defesa Civil.

Durante a palestra, o coronel abordou temas como legislação da Defesa Civil e suas alterações, missão do Cemaden-RJ, ciclo de previsão, monitoramento, alerta e alarme, além dos protocolos do Cemaden-RJ, que envolvem sirenes, hidrologia, geologia, meteorologia e previsão do tempo.
“Desde 18 de dezembro de 2024, todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro estão aptos a utilizar o Defesa Civil Alerta. Algumas cidades-piloto receberam um acompanhamento especial, como Angra dos Reis, Petrópolis, Belo Horizonte, Blumenau e, mais recentemente, o Rio de Janeiro. Para os demais municípios, o sistema já está disponível por meio da Defesa Civil Estadual. Essa ferramenta tem um impacto significativo na vida das pessoas, e parabenizo a Regional de Defesa Civil da Baixada Litorânea por ser a primeira no Estado a conseguir a participação de todos os municípios no workshop”, destacou o coronel Barrera.