O Pontal do Peró viveu uma manhã especial nesta segunda-feira (15). Além do inédito hasteamento da Bandeira Azul na praia, foi inaugurada a sinalização da Trilha do Pau-Brasil, trecho que faz parte da trilha TransCabo Frio.
Em uma iniciativa da Prefeitura de Cabo Frio, por meio das secretarias de Turismo e Meio Ambiente, Clima e Saneamento, a Trilha do Pau-Brasil possui 2 km de extensão, considerando ida e volta, e apresenta nível fácil no percurso. Os alunos da Escola Municipal Oswaldo Santa Rosa, do Guriri, e os comerciantes capacitados para atuar na Praia do Pontal do Peró fizeram a trilha pela primeira vez. Ao final do percurso, uma muda de pau-brasil foi plantada pelos participantes.
“A promoção de atividades de educação ambiental, como a realizada na Trilha do Pau-Brasil, é um dos critérios para o hasteamento, certificação e manutenção da Bandeira Azul. É fundamental que todo ambiente, não só unidades de conservação, mas também os ambientes naturais, tenha trilhas sinalizadas, tanto para ordenamento de entrada e saída quanto com informações sobre o que pode ser encontrado ao longo do percurso. Não é apenas uma bandeira; esta é mais uma atividade que dá robustez a essa conquista, com todos os critérios sendo elaborados e cumpridos”, disse Jailton Dias, secretário de Meio Ambiente, Clima e Saneamento.
O trecho sinalizado abriga uma diversidade de ecossistemas costeiros, como restinga, costão rochoso, ilhas costeiras, floresta estacional seca, manguezal e brejo. Inserido no 14º Centro de Diversidade Vegetal de Cabo Frio, o local possui características climáticas, geológicas e ecológicas únicas.
A coordenadora de Ecoturismo da Secretaria Municipal de Turismo, Mônica Aguiar, destacou a importância da preservação e do conhecimento das características da trilha.
“Essa trilha tem um objetivo importante. Por meio dela, as pessoas podem conhecer esse cantinho aqui no Pontal do Peró, uma praia cercada por unidades de conservação ambiental, a APA do Pau-Brasil e o Parque Estadual da Costa do Sol, e que apresenta diferentes ecossistemas dentro do bioma da Mata Atlântica. Nosso desejo é que moradores e visitantes possam conhecer e entender a importância de preservar este lugar único e especial que temos aqui em Cabo Frio”, finalizou.
A iniciativa contou ainda com a colaboração de parceiros como o Parque Estadual da Costa do Sol, a APA do Pau-Brasil, o Geoparque Aspirante Costões e Lagunas, a Guarda Marítima e Ambiental, o Instituto Escola do Mar, o Instituto Ambiental Pontal do Peró Brasil e o Turismo Étnico e Ecológico do Quilombo Baía Formosa.